Foto: Midia NINJA

Unir os povos indígenas e levantar acampamento na capital do Brasil. Rumo a uma extensa agenda de reivindicação e luta pela defesa dos povos e da floresta, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realiza a 17ª edição do Acampamento Terra Livre, o maior encontro indígena do mundo. O evento marca na agenda global uma das principais referências de mobilização popular nos tempos democráticos. Desde 5 de abril e seguindo até o próximo dia 30, o ATL ocupa as redes em edição online. Neste dia dos povos indígenas, 19 de abril, a NINJA acompanha ações de pressão presencial em Brasília com medidas cautelares já que, pelo segundo ano consecutivo, a grande mobilização de rua precisou ser transferidas às telas virtuais.

A Mídia NINJA, desde sua fundação, acompanha o Terra Livre integrando uma rede de colaboradores e parceiros para dar difusão mundial à agenda dos povos durante todo o encontro. E não somente isso. Como modus operandi de uma comunicação de guerrilha, a NINJA aposta na vivência como norte para a disputa de imaginários que opera no midiativismo, somando-se aos indígenas desde a construção de um plano de comunicação até a organização de base do acampamento. Desde então, diversos produtos já foram feitos, entre documentários, transmissões ao vivo, fotografias, cartilhas que compõem um grande acervo da história da luta recente dos povos indígenas.

Neste 19 de abril, as organizações indígenas acordaram com uma grande bandeira estendida no Esplanada dos Ministérios em Brasília para exigir a demarcação de suas terras, uma de suas principais lutas. Diante da pandemia e das políticas genocidas do governo brasileiro, as organizações espalharam a palavra por #DemarcaçãoJá e #ForaBolsonaro com um lembrete: a luta é pela vida e pela defesa da biodiversidade. Em 2021, após passar pelo “pior março das nossas vidas”, como publicado pela Apib, o ATL traz o tema “a nossa luta ainda é pela vida, não é apenas um vírus’. De acordo com dados do Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena da Apib, mais da metade dos 305 povos indígenas que vivem no Brasil foram diretamente afetados pela pandemia da Covid-19. Mais de 50 mil indígenas foram contamindas e mais de 1030 foram mortos até início deste mês de abril.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

O dia nacional de luta dos povos indígenas ainda conta com ações durante todo o dia, com mobilização no Twitter, debates e projeções no Congresso Nacional. Integrando à programação do Abril Indígena pelo Acampamento Terra Livre, a Mídia NINJA também tem compartilhado em suas redes uma série de publicações sobre as principais ameaças contra os direitos indígenas que constam hoje em projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional, além de vídeos e cartilhas sobre a luta dos povos. “Nós resgatamos alguns dos materiais que já produzimos no nosso amplo histórico de relação com o movimento indígena. Estamos participando e transmitindo todas as mesas do ATL e somando forças em ações nas redes como o twittaço”, disse Raíssa Galvão, uma das coordenadoras da rede NINJA Ambiental.

A Mídia NINJA lança ainda o minidocumentário “Resistência Ancestral”, parte da série Brigada NINJA Amazônia, que percorreu cinco estados da região para ampliar as demandas contra a destruição das florestas e de seus povos. O episódio acompanha a XVII Assembleia da Coiab, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, realizada em Santo Antônio do Içá (AM), que completa hoje (19) 32 anos de atuação. O filme mostra como indígenas dos mais diversos povos começaram a construção de um movimento social que teve como meta inicial a própria sobrevivência indígena e hoje luta pela manutenção de seus direitos. O lançamento será a partir das 20h no canal Youtube da Mídia NINJA e da COIAB, com transmissão ao vivo nas páginas de Facebook da Coiab, Apib e Casa NINJA Amazônia.

A programação completa do Acampamento Terra Livre pode ser acessada no site apiboficial.org e tem sido transmitida no Facebook da Apib, Mídia Índia e Mídia NINJA.

Abaixo, confira documentário produzido em 2018 para exibição no Acampamento Terra Livre.