TCU preparou uma lista de relatórios com dados e informações que podem assessorar a transição na discussão de futuras políticas públicas do país

Relatório foi solicitado por Alckmin, coordenador do Governo de Transição. Foto: Divulgação/Lula Marques

A equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) entregou, nesta quarta-feira (15), um relatório ao gabinete de transição do governo Lula com uma Lista de Alto Risco (LAR) do governo de Jair Bolsonaro (PL) citando 29 áreas críticas que precisam ser monitoradas e também submetida a controle externo.

O pedido da cópia do relatório foi feito pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que coordenada o Gabinete de Transição, e atendido pelo presidente em exercício do TCU, Bruno Dantas.

Os dados consolidados pelo TCU revela informações sobre tomadas de contas, auditoria, inspeção, levantamento, monitoramento e outros documentos que podem ser importantes para o andamento do trabalho do equipe de transição.

https://twitter.com/randolfeap/status/1592535846322081792

Segundo o blog da Andréia Sadi, do G1, são áreas que não tiveram progresso nos últimos cinco anos considerados satisfatórios pela fiscalização do TCU – e representam riscos por vulnerabilidade a fraude, desperdício, abuso de autoridade, má gestão ou necessidade de mudanças profundas para que os objetivos das políticas públicas sejam cumpridos.

Os riscos identificados na lista incluem as áreas de saúde, educação, transporte, benefício assistencial, contratação pública, segurança cibernética, obras paralisadas, políticas públicas de inovação, qualidade e transparência dos dados governamentais informatizados e outras.

O TCU também deve entregar a Alckmin, nesta quarta-feira (16), o parecer prévio referente às contas de 2021 do presidente da República. O TCU registra que as contas estavam em condições de serem aprovadas, com ressalvas, pelo Congresso, mas vai destacar o que chama de “desconformidades” como a falta de transparência do processo de alocação dos recursos orçamentários decorrentes das emendas de relator.

Com informações do Blog da Andréia Sadi, do G1

Leia mais:

Lula confirma que irá oferecer Brasil como país sede da COP em 2025

Guterres defende taxação de lucros de empresas de combustíveis fósseis

Equipe de Lula prepara PEC para garantir auxílio de R$ 600, que volta a ser Bolsa Família