Confira dia, horário, shows e curiosidades sobre o evento. Posse de Lula terá show de artistas e deve atrair um público de 300 mil pessoas

Foto: Ricardo Stuckert

Por Mauro Utida

No próximo domingo, dia 1º de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva vai voltar à Presidência da República depois de 12 anos do fim do seu segundo mandato, uma batalha jurídica para voltar a ser candidato e uma luta eleitoral tamanha contra o fascismo.

Por todo o significado desta vitória de Lula nas eleições deste ano contra o candidato da extrema-direita que tentava a reeleição, a cerimônia de posse do petista tem tudo para ser uma das maiores festas da história da democracia brasileira.

A posse de Lula deve atrair um público de 300 mil pessoas, segundo expectativa do gabinete de transição.

Além do tradicional desfile de carro na Esplanada dos Ministérios e cerimônias no Palácio do Planalto, Congresso e Itamaraty, o futuro governo petista organiza um festival de música com cerca de 60 artistas.

Como Jair Bolsonaro estará nos Estados Unidos, ainda não há uma definição sobre quem vai passar a faixa presidencial a Lula. O PT avalia fazer uma passagem simbólica da faixa com representantes da sociedade civil.

Roteiro oficial da posse

13h45 às 14h30 – Chegada dos chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal.

13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.

14h20 às 14h30 – Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.

14h40 – Chegada do presidente e do vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

15h – Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; execução do Hino Nacional; compromisso Constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento da sessão solene.

15h50 – Deslocamento do presidente e do vice-presidente da República para a sala de audiências da presidência do Senado.

16h – Saída do presidente e do vice-presidente da República da sala de audiências da presidência do senado em direção à área externa do Palácio.

16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares.

16h20 – Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.

Chefes de Estado estrangeiros

A posse de Lula vai entrar para a história da democracia brasileira com a maior presença de chefes de Estado. Cerca de 30 chefes de Estado e de governo assistirão à cerimônia no domingo, 1º, em Brasília. Já confirmaram presença para o evento de domingo os representantes da Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau, Colômbia, Uruguai, Equador, Angola, Bolívia, Chile, Paraguai, Guiana, Suriname, Honduras, México e Togo.

Festival do Futuro

Além da cerimônia oficial da posse de Lula, o Festival do Futuro fará história como uma celebração diversa, inclusiva e democrática. O Festival marca a volta da valorização da cultura e da identidade brasileiras. Pela arte, pela alegria, pela diversidade e pela inclusão iremos reconstruir este país.

As apresentações culturais serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h e recomeçando às 18h30. Durante a tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival.

A futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que é coordenadora de Organização da Posse, divulgou detalhes de como ficará os palcos.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Janja Silva (@janjalula)

Cerca de 60 artistas de artistas de todos os ritmos e cantos do país já estão confirmados para participar do Festival do Futuro. As apresentações ocorrerão em dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem aos dois ídolos da música e da cultura brasileira que perdemos em 2022.

A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial de Lula. CLIQUE AQUI

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Leia mais:

Posse de Lula terá número histórico de chefes de Estado

Posse de Lula já tem cerca de 20 artistas confirmados para o ‘Festival do Futuro’

Fernanda Abreu confirma show na posse de Lula em Brasília