Foto: Lula Marques

O Supremo Tribunal Federal determinou que o ex ministro da Justiça Sérgio Moro seja ouvido em 5 dias pela Polícia Federal para esclarecer as acusações feitas ao presidente Jair Bolsonaro ao deixar o ministério no final de abril.

O Ministro Celso de Mello considerou que há razão de urgência e reduziu o prazo de 60 dias da oitiva determinado anteriormente. O pedido de antecipação veio de parlamentares e a decisão do decano sinaliza que o inquérito deve ter rápida tramitação na Corte.

Após as acusações de que Bolsonaro queria intervir politicamente na PF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu abertura de inquérito para investigar se as falas de Moro são verdadeiras e Celso foi sorteado para ser relator. Moro deve provar que as conversas e pedidos são reais para as acusações que fez.

O motivo das acusações de Moro foi a decisão de Jair Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o que resultou também no pedido de demissão do ex-ministro e a revelação que Bolsonaro queria intervir politicamente na PF. Em prints de conversas divulgadas pelo Jornal Nacional, Bolsonaro apontava que deputados bolsonaristas estavam sendo investigados pela PF e que esse era mais um motivo para a troca.