Eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela Time, a maranhense foi a primeira indígena eleita deputada federal por São Paulo

(Mídia Ninja)

A deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP) foi escolhida por Lula (PT) para assumir o novo Ministério dos Povos Indígenas, promessa do presidente eleito durante sua campanha eleitoral.

A líder Guajajara foi uma das indicadas da lista tríplice apresentada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e o grupo de trabalho dos Povos Indígenas do governo de transição.

Eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a Revista Time, a maranhense foi a primeira indígena eleita deputada federal por São Paulo, com mais de 150 mil votos.

Durante o período marcado pela gestão de Jair Bolsonaro (PL), ela foi uma das principais vozes do movimento indígena na luta contra os retrocessos da agenda. Através da Apib, iniciou a ofensiva contra o governo desde o primeiro mês de sua gestão, quando o então presidente anunciou o desmantelamento da Funai (Fundação Nacional do Índio) e o de políticas indigenistas históricas do Estado brasileiro.

Ainda em 2019, articulou junto a lideranças da hoje ANMIGA (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade), realizou a primeira Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília, reunindo mais de duas mil mulheres de diferentes povos na capital federal.

No mesmo ano, articulou a turnê Sangue Indígena Nenhuma Gota a Mais, circulando junto a outras lideranças indígenas de todo o país, 12 países da Europa no período de 35 dias. À ocasião denunciaram o Governo Bolsonaro junto ao Parlamento europeu, aos parlamentos nacionais, além de empresas e sociedade civil.

Durante a pandemia, articulou junto a Apib, uma grande campanha em prol da vida dos povos indígenas, com medidas que envolveu a sistematização e divulgação de dados e ações relacionadas ao impacto da pandemia junto aos povos, além de medidas judiciais junto aos STF (Supremo Tribunal Federal), obrigando o Governo Federal à elaboração e cumprimento de um plano de enfrentamento da Covid-19.

Leia mais:

Revista Time | Sônia Guajajara está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022

Vitória indígena: Célia Xakriabá e Sônia Guajajara serão guardiãs da agenda ambiental no Congresso Nacional

Margareth Menezes anuncia orçamento histórico para a Cultura no governo Lula