Foto: Mídia NINJA

A líder indígena Sonia Guajajara e a ativista ambiental Greta Thunberg fizeram um apelo nesta sexta-feira pelo engajamento de toda a sociedade para que pressionem governos pela preservação da Amazônia e pelo respeito aos povos indígenas.

Em live transmitida via redes sociais, as duas lembraram da importância dos povos indígenas para manutenção da floresta e alertaram que eles têm sido duramente atingidos atualmente pela crise do coronavírus.

“Nós precisamos que a sociedade, que o mundo inteiro se engaje e exija do governo brasileiro uma maior responsabilidade, que exija do governo brasileiro ação e não somente uma retórica de que o Conselho da Amazônia vai resolver. É preciso agir. Agora”, disse Sonia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Segundo Sonia, 28 mil indígenas já foram infectados pelo novo coronavírus e mais de 700 morreram.

A coordenadora lembrou ainda do papel dos países europeus nesse processo de pressão pela preservação da Amazônia e cobrou inclusive uma “responsabilização” desses governos para que se atentem ao rastreamento de produtos brasileiros. E fez um apelo para que o acordo entre Mercosul e União Europeia seja barrado.

“Precisamos barrar o acordo do Mercosul (com a União Europeia). Esse acordo entre os governos europeus e o Brasil, esse acordo vai pressionar ainda mais o governo brasileiro a entregar os territórios indígenas, a destruir o meio ambiente”, argumentou.

“Precisamos, juntas, fazer essa pressão, também, para toda a Europa, e responsabilizá-la pelo impacto que todos os seus negócios causam aqui no Brasil”, disse a liderança indígena a Greta.

Confira na íntegra: