Foto: Gabriela Schmdt

Por Noé Pires

O S.O.M indica chega com tudo! Emergente da Zona Leste de São Paulo, Mia Badgyal (@miabadgyal) tem 26 anos e é uma multiartista travesti, cantora e compositora. Transita pela moda e a música desde 2017, e com seu trabalho, Mia já esteve em diversas cidades do país, CCSP, Casa de Criadores, Mamba Negra, abriu a Crash Tour (Primavera Sound) com a cantora inglesa Charli XCX.

Obteve destaque no cenário musical pop alternativo independente com seu primeiro single “Na Batida” em 2017, em 2019 estreou seu EP “MIA” que trouxe a multiartista mais uma vez para o foco da cena independente brasileira. Em maio de 2023 Mia lançou seu álbum debut chamado EMERGÊNCIA com direção e executiva do duo CyberKills.

Também colaborou com diversos artistas do cenário como Carlos do Complexo, Urias, DAY LIMNS, Chameleo, Frimes, Boombeat, Jup do Bairro, Carneosso (Teto Preto) entre outros.

Sua sonoridade atravessa pela música brasileira até a experimental eletrônica.

Após mais de 5 anos dedicados à cena musical brasileira, a talentosa cantora Mia Badgyal utilizou suas redes sociais para compartilhar um desabafo sincero. Em um texto publicado em seus stories, a multiartista travesti abriu seu coração, revelando as dificuldades enfrentadas na indústria musical do país.

Com uma carreira marcada pela originalidade e inovação, Mia expôs suas frustrações e a necessidade de maior reconhecimento para a música alternativa nacional. Deixando claro que desistir não é uma opção, a artista manifestou sua determinação em continuar lutando por seu espaço e por uma representação mais genuína no cenário musical.

Ao compartilhar não apenas suas alegrias, mas também suas angústias, Mia Badgyal reforçou seu compromisso em ser uma artista autêntica e próxima de seus fãs. Sua disposição em dividir experiências e emoções, sem mascarar as dificuldades do caminho, ressalta sua sinceridade e conexão com o público.

Diante desse desabafo comovente, Mia Badgyal reforça sua posição como uma voz singular e corajosa na música brasileira, destacando-se como uma artista comprometida em romper barreiras e inspirar através de sua autenticidade.

“Só quero viver dignamente do meu trabalho que tem entregado excelência em todos esses anos e que ainda continua invisível para muita gente. Abro mão de tanta coisa pela música, ganho prêmio, lanço material e ainda continuo sem bookings, vivendo totalmente instável e eu realmente não acho isso justo”, lamentou.

“Já são mais de 5 anos insistindo na música e já está na hora das coisas mudarem ou realmente vou procurar o que fazer da minha vida fora da música definitivamente. Vocês são capazes de fazerem tudo mudar e sabem disso. Esse é um desabafo que guardei por muito tempo, é mais que um pedido de ajuda, só peço para que olhem com mais cuidado  para as coisas que produzo e entrego para a música alternativa brasileira”, desabafou Mia Badgyal.