Foto: iStock

“Socorro, mãe. Meu pai abusou de mim de novo”. Uma criança de 11 anos mandou esta mensagem no WhatsApp para a mãe pedindo ajuda contra os abusos do pai. O homem, que tem 34 anos, vive com a mulher há 12 anos no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Eles têm dois filhos.

A criança foi encaminhada ao Hospital Odilon Behrens para passar por exames e tomar o coquetel contra aids.

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, os policiais foram acionados pela mãe da menina. Ela havia saído para trabalhar por volta das 8h20, quando recebeu a mensagem da filha. Segundo a polícia, o pai está desaparecido. A mãe da vítima relatou ainda que o companheiro é violento e já a agrediu algumas vezes.

“Eu acordei para abrir o portão, aí ele falou que estava cedo e era para eu ir dormir”, continuou a criança em mensagem. “Eu fui, e ele veio aqui para o quarto. Já faz muito tempo que ele faz isso, desde os 9 anos. Eu não aguento mais. Ele falou (que) se eu falar com alguém, nós dois morremos”.

A maioria dos estupros contra crianças acontece dentro de casa e, geralmente, o abusador é uma pessoa conhecida da família. Em 2020, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 67% dos estupros contra crianças de até 13 anos ocorreram em ambiente doméstico, conforme informações de reportagem de Carolina Fortes para a Revista Fórum.