Sob pressão, o ministro da Educação anuncia a liberação de verba para recompor parcialmente o orçamento do MEC

Estudantes do Distrito Federal protestaram em frente ao Ministério da Educação nesta quinta (8). Foto: Divulgação/Twitter UNE

Por Mauro Utida

Após a pressão e mobilização dos estudantes de todo o país, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a liberação das verbas para o pagamento das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e para as despesas discricionárias das universidades e institutos federais.

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta quinta-feira (8) a liberação de R$ 460 milhões para recompor parcialmente o orçamento do MEC, o que deve garantir o pagamento das bolsas de dezembro, com atraso. O anúncio acontece horas depois do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecer o prazo de 72 horas para que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) explique o bloqueio de verba para pagamento a residentes de medicina e bolsistas da Capes.

Godoy diz que a verba atenderá “100% da bolsa assistência estudantil, bolsas PET, bolsa permanência Prouni”, mas não detalhou como todo o montante será distribuído e como outros órgãos serão beneficiados.

Segundo o grupo técnico (GT) da transição da Educação, seria necessário R$ 480 milhões para cobrir as folhas de pagamento no total.

Cerca de 200 mil bolsistas de mestrado e doutorado de universidades públicas deixaram de receber no prazo por causa do corte. Responsáveis pela maior parte da ciência do país, os pesquisadores têm as bolsas como única fonte de renda, e a incerteza quanto ao pagamento causa a eles impactos individuais e profissionais.

Nesta quinta, estudantes de pós-graduação foram às ruas em diversas cidades do país para protestar contra os bloqueios mais recentes do governo federal, que suspenderam o pagamentos de bolsas de pesquisa da Capes e agência de fomento ligada ao MEC.

Os estudantes prometem seguir mobilizados até a total liberação dos recursos.

https://twitter.com/uneoficial/status/1600987751960043520

Com informações do Nexo

Leia mais:

Após ação de estudantes, Toffoli dá 72h para governo explicar bloqueio de verba para bolsistas

Bloqueio de verbas no INSS e na Capes pode deixar Bolsonaro inelegível

MEC não paga milhares de médicos residentes e estudantes bolsistas da Capes em dezembro