Senadora afirmou que não cabe omissão no segundo turno, pois há “um Brasil a ser imediatamente reconstruído e reunido”

Simone Tebet foi a terceira candidata à Presidência mais votada no primeiro turno. Foto: Reprodução

Por Mauro Utida

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou mais um apoio nesta quarta-feira (5) para o segundo turno das eleições contra Jair Bolsonaro (PL), desta vez da senadora Simone Tebet que concorreu à Presidência da República pelo MDB.

Em pronunciamento nesta tarde, Tebet declarou que apesar das críticas feitas a Lula durante o período eleitoral, ela depositará o seu voto no ex-presidente por causa de “seu compromisso com a democracia e Constituição”, que ela desconhece no atual presidente.

“Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos”, afirmou a senadora.

Tebet almoçou com o ex-presidente nesta quarta-feira para discutir o apoio e declarou aos seus eleitores que este não é um momento para ficar neutra no segundo turno. “Me omitir seria desonrar minha trajetória política. Não anularei meu voto. Não votarei em branco. Há um Brasil a ser imediatamente reconstruído e reunido”, justificou.

A emedebista apareceu na terceira posição na votação realizada no último domingo (2). Ela teve 4,16 dos votos (4,9 milhões de votos. No Mato Grosso do Sul, onde Simone é senadora, Bolsonaro conseguiu 52,70% (794.206 votos) e Lula, 39,04% (588.323 votos computados).

Lula ficou em primeiro lugar, com 48% dos votos válidos (57,2 milhões) no primeiro turno da eleição, contra 43% (51 milhões) de Bolsonaro no País.

Apoio de FHC

Mais cedo, o ex-presidente e uma das lideranças do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, havia declarado apoio a Lula no segundo turno da eleição presidencial contra Bolsonaro.

O apoio do tucano foi anunciado via Twitter. “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu. FHC concorreu com Lula nas eleições de 1994 e 1998, ambas vencidas pelo tucano.

Apoio de Ciro

Na terça-feira (4), o ex-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, anunciou apoio a Lula para disputa do segundo turno das eleições presidenciais, que ocorre no dia 30 de outubro. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Ciro afirma que participou da decisão do Partido Democrata Trabalhista (PDT) que, por unanimidade, decidiu pelo apoio a Lula.

Leia mais:

FHC declara voto em Lula: “Uma história de luta pela democracia e inclusão social”

Ciro Gomes anuncia apoio a Lula no segundo turno