Fãs vislumbram a possibilidade de Shea viver Darkveil, primeira drag super-heroína da Marvel

Shea Couleé a esquerda, a drag mutante Darkveil a direita (Foto: Drag Files / Ilustração: Sina Grace|Marvel)


Por Rod Gomes

Shea Couleé, estrela da competição RuPaul’s Drag Race, fará parte da fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). A informação publicada com exclusividade pelo Deadline, e posteriormente confirmada pela drag em suas redes sociais, revela que Shea fará parte do elenco da série Ironheart da Disney+ anunciada oficialmente por Kevin Feige na San Diego Comic-Con deste ano.

A série prevista para o final de 2023 tem como personagem principal Riri Williams, vivida por Dominique Thorne, que será introduzida no MCU em Pantera Negra: Wakanda Forever com estreia prevista para novembro. Nos quadrinhos, Riri se torna Ironheart após aprimorar a tecnologia Stark para produzir sua própria armadura. Dirigida por Angela Barnes e Sam Bailey, com roteiro de Chinaka Hodge, a produção também contará a atuação de Lyric Ross, Anthony Ramos, Manny Montana e Alden Ehrenreich, de acordo com o portal Cinema com Rapadura.

“Atuar foi meu primeiro amor muito antes de Drag. Então, nada mais justo do que encerrar minha jornada em Drag Race e começar a atuar da maior forma possível”, escreveu Shea em um post no instagram “Pisar no Universo Cinematográfico da Marvel é como pisar em Oz.” celebrou a atriz.

A drag queen despontou na mídia através de sua participação na 9ª temporada de RuPaul’s Drag Race em 2018. Dois anos depois se tornou a vencedora do All Stars 5, da mesma franquia, e recentemente foi uma das finalistas da 7ª temporada do mesmo programa que reuniu as principais vencedoras da franquia de RuPaul.

Esta não é a primeira vez que Shea Couleé aparece em notícias relacionadas a Marvel. Em 2019 o ilustrador e escritor Sina Grace confessou ao World of Wonder que se inspirou em algumas drags, dentre elas Shea, para a criação da primeira drag super-heroína da Marvel, Darkveil.

Com sua estreia no primeiro volume de Uncanny X-Men: Winter’s End, Darnell Wade cria a drag Shade, que foi renomeada após o personagem descobrir seus poderes. Na mesma saga, a drag se torna apresentadora da 1ª Parada do Orgulho Mutante da Marvel, evento dos quadrinhos que ajudou a reforçar o paralelo entre a alegoria dos mutantes com as comunidade LGBTQIAPN+.

Shade apresentando a 1ª Parada do Orgulho Mutante (Foto: Reprodução Marvel Comics)

Questionada pela Fast Company em 2021, Shea já vislumbrava a escalação nas produções da Marvel “Eu definitivamente adoraria ser escalado como Darkveil em um filme da Marvel, a primeira drag queen a fazer uma aparição no Universo Marvel”, diz Couleé. “E ela foi baseada em mim.”. Embora ainda não haja confirmação da escalação de Shae e da participação de Darkveil em Ironheart por parte de representantes da Marvel, fãs pelo mundo inteiro já vislumbram a inserção de mais uma personagem das comunidades LGBTQIAPN+ no MCU.