Foto: Vinícius Mendonça / Ibama

Wellington Peres, servidor do Instituto Chico Mendes (ICMBio), foi atingido pelo fogo durante combate a incêndio florestal no entorno do Parque Nacional das Emas, em Goiás, na manhã dessa sexta-feira (21), após uma virada abrupta da direção do vento. Ele estava acompanhado de 3 brigadistas que não se feriram.

Segundo o ICMBio, Wellington foi socorrido pela equipe do Parque e encaminhado ao hospital em Chapadão do Céu (GO), com 80% do corpo queimado.

O Cerrado sofre com o avanço do desmatamento provocado, principalmente, pelo setor agropecuário, que já ocupa 40% das terras, segundo a WWF-Brasil. Os meses de julho e agosto são marcados por constantes queimadas e hoje já somam 12 mil focos de fogo em todo o bioma.

O Governo Federal autorizou, com quase dois meses de atraso, a contratação de brigadistas florestais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais no país. A liberação tardia atrapalhou os trabalhos de preparação inicial das brigadas, a distribuição de equipamentos de combate, equipamentos de proteção individual (EPIs) e a determinação da logística de alocação de viaturas.

Somado ao atraso na contratação de brigadistas, o combate aos incêndios em 2020 ainda será impactado pelo corte nos recursos. Em 2019 além do corte de R$ 187 milhões do orçamento do Ministério do Meio Ambiente – ao qual o Ibama é vinculado –, o Portal da Transparência do Governo Federal indica que, em 2019, a pasta ambiental executou somente 52,42% do orçamento previsto.

Siga @casadasredesninja e acompanhe as notícias da Capital Federal e Brasil Central.

#queimadas #incêndioflorestal #ICMBio