Procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras. Foto: Pedro França/Agência Senado

Se depender do grupo majoritário da CPI da Covid o relatório histórico do colegiado não acabará em pizza. Segundo O Globo, senadores prometem pressão pra cima do Procurador-Geral, Augusto Aras, a fim de que ele não engavete relatório da comissão que aponta diversos crimes de Bolsonaro na gestão da pandemia. Os parlamentares estariam ainda dispostos a aprovar o impeachment do procurador caso ele se omita ou procrastine deliberar sobre o relatório.

Segundo informou o senador Ranfolfe Rodrigues (Rede-AP) em Papo NINJA nesta quarta (20), Aras deve receber em mãos na próxima quarta (27) o relatório do colegiado um dia após a votação do texto. A ele caberá analisar diretamente os nove crimes de que Jair Bolsonaro foi acusado pela comissão, além dos imputados a quatro ministros de Estado, a Flávio e a Eduardo Bolsonaro e a outros cinco deputados federais, todos com foro privilegiado.

Além disso, entre os parlamentares, já é consenso que, em caso de omissão, procrastinação ou arquivamento das recomendações por parte do PGR, as decisões da comissão serão diretamente levadas ao STF por meio de uma ação penal subsidiária.

Confira o especial NINJA da CPI da Covid:

CPI DA COVID