Encontro começa hoje (8) e é realizado pela Mídia NINJA, Coalizão Negra por Direitos, Enegrecer a Política, Instituto Marielle Franco, Bigu Comunicativismo, Blogueiras Negras, Comunema, Fórum Marielles, Mulheres Negras Decidem, Observatório Feminista do Nordeste, Renfa e Pretas e Pretos no Poder.

Foto: Rafael Kennedy

O projeto Enegrecer a Política realizará, nos dias 08 e 09 de abril, o Seminário Política Negra, reunindo mandatos negros eleitos no pleito de 2020, lideranças negras de movimentos sociais, partidos políticos e organizações internacionais com experiência no combate à violência política. O projeto é formado por organizações de todo o Brasil, como Mídia NINJA, Coalizão Negra por Direitos, Instituto Marielle Franco, Bigu Comunicativismo, Blogueiras Negras, Comunema, Fórum Marielles, Mulheres Negras Decidem, Observatório Feminista do Nordeste, Renfa e Pretas e Pretos no Poder.

O principal objetivo é discutir estratégias e agendas de enfrentamento à violência política e formas de aumentar a participação, manutenção e segurança de pessoas negras nos espaços de poder e suas eleições em 2022. O entendimento é de que a violência política atinge não apenas a segurança pessoal das pessoas negras eleitas, mas tem se tornado arma política usada principalmente contra mandatos de mulheres negras, em especial as trans, como forma de boicotar e impedir o funcionamento e as atividades parlamentares dos e das parlamentares.

Hoje, quinta-feira (8), será realizado o debate Desafios e Oportunidades para Ocupação Negra nas eleições 2022, às 19h, no canal de Youtube do Enegrecer a Política. O espaço terá início com provocação do Movimento Mulheres Negras Decidem, Fórum Marielles e Coalizão Negra Por Direitos sobre o tema, com a participação de parlamentares de todo o Brasil e mediação das Blogueiras Negras.

Na sexta-feira (9), o seminário terá continuidade com rodadas de discussão entre representações de mandatos negros de todo o Brasil, lideranças negras de organizações e movimentos sociais, partidos políticos e organizações internacionais com experiência no combate à violência política. A conversa entre os grupos visa aprofundar questões sobre violência política enfrentada, em especial, por mulheres parlamentares negras. 

O objetivo é construir conjuntamente uma proposta de combate a violência política institucional que seja garantida também pelo Estado e pelos próprios parlamentos, além de construir uma agenda de ações por mandatos negros de todo o Brasil.