Integrantes da Xepa, frente de ativismo alimentar da Mídia NINJA, explicam a campanha e como mantêm a redução de produtos de origem animal do cotidiano dos midiativistas

Foto: Midia NINJA

Foi em 27 de janeiro de 2019 quando as casas coletivas da Mídia NINJA começaram a adotar a Segunda Sem Carne, uma campanha mundial por um dia sem carne no cardápio. Quem lembra o episódio é Bianca Lima, responsável pela Xepa, a frente de ativismo alimentar das redes Mídia NINJA e Fora do Eixo. “Depois de uma série de conversas com todos os moradores da casa, desenhamos um cardápio de melhor qualidade nutricional e montamos um programa alimentar pautado na redução do consumo de carne e produtos de origem animal”, disse Bianca. O primeiro prato servido emplacou: macarrão com shitake feito por Alessandra Santos, a Leleca.

Os cardápios das casas coletivas da Mídia NINJA são definidos periodicamente entre todos os moradores a partir do planejamento da Xepa por uma oferta equilibrada em termos de nutrientes e que “agrade toda a tropa”, nas palavras de Bianca. A definição de um dia fixo para estimular o não-consumo de carne, além de seguir uma campanha mundial, foi uma proposta que busca aliar uma oferta de produtos nutritivos e saudáveis cada vez mais diversificada com a adoção de uma política de conscientização ambiental, já que a pecuária, sendo responsável pelo desmate das florestas, afeta em larga escala o clima e o meio ambiente.

“Se nós consumirmos menos carne, essa indústria vai ter que se reinventar e nos trazer alimentos que equilibre o ecossistema ao invés de destruí-lo. Enquanto nosso governo age a favor do agronegócio tóxico e monopolizador, nós, o povo, temos que fazer o contrapeso com o poder que temos: consumir menos, protestar, criar alternativas e redes de proteção”, escreveu a NINJA Lenissa Lenza.

A segunda-feira sem carne concentra sua iniciativa mundialmente neste início de semana por alguns motivos: é geralmente um dia de retomada aos hábitos e rotina e um lembrete periódico para começar a semana remodelando o hábito alimentar e descobrir novos sabores nutritivos. Nos países por onde circula, a campanha é produto de marketing de empresas alimentícias mas também foi encampada por movimentos sociais, organizações civis e personalidades como Paul McCartney e suas filhas. No Brasil, o movimento Meatless Monday foi lançado em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira.

Foto: Midia NINJA

Nas casas da Mídia NINJA, a iniciativa além de ajudar a equipe se encampar em dietas saudáveis, tem estimulado novos membros ao universo do vegetarianismo e veganismo. Em 2021, as quintas-feiras já começam a ser adotadas com um desafio ainda maior: a quinta-feira vegana, ou seja, um dia sem nenhum alimento de origem animal na mesa.Em dois anos sem consumir carne pelo menos uma vez por semana, qual prato tem emplacado mais nessas datas? “Complexa essa pergunta”, respondeu Bianca. “Mas na minha visão é a moqueca de banana da terra, com arroz, farofinha e salada. É uma receita simples, barata e acaba sendo diferentona”. Alessandra fugiu da pergunta: “não costumo repetir os cardápios”, mas reforçou: “o arroz e feijão carioca, que estão na memória afetiva da maioria da galera, é nutritivo e segura bem. Para as guarnições costumo garantir a diversidade em legumes, milho cozido, ervilha torta ou brócolis ao alho, por exemplo”.

Para Bianca, o foco principal é oferecer substituições com proteína. “Por isso na montagem dos cardápios da segunda sem carne sempre optamos por ter presente as leguminosas, como lentilhas, grão de bico, ervilha, quinoa e as oleaginosas em algum prato que irá ser servido”, disse. “O importante é ousar dentro de uma margem de segurança, já que cozinhamos para muita gente nas casas coletivas. Alho, pimenta do reino ou branca, chimichurri, paprica defumada, coentro, cebolinha, cebola e claro, a queridinha do norte, pimenta de cheiro”, disse Leleca. “Pensa nos sabores e como eles podem se complementar e se destacar em cada prato”.