Foto: Mídia NINJA

A liderança Kayapó do Mato Grosso gravou um vídeo onde avisa o presidente dos EUA, Joe Biden, sobre os riscos de negociar com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, e o mal que isso pode causar para o Meio Ambiente e a vida dos povos indígenas.

“Se este presidente ruim falar alguma coisa para o senhor, ignore-o! Diga que ‘Raoni já falou comigo’. Diga apenas isso, pra ver se ele toma juízo. Ele está querendo liberar desmatamento nas nossas florestas, incentivando invasões às nossas terras, e eu não estou gostando nada disso”, disse o Cacique Raoni em um dos trechos do vídeo.

A liderança Kayapó foi tema de um documentário indicado ao Oscar em 1979. O título leva seu nome, e a narração foi feita por Marlon Brando. Cacique Raoni alcançou maior notoriedade internacional ao participar de conferência de imprensa com o cantor Sting em 1988, que ficou impactado com a liderança indígena, e fundou uma organização para sustentar e dar visibilidade os projetos do Cacique Raoni, que viajou a diversos países em campanha pelo projeto conhecido como Rainforest Foundation. Em 2019 voltou à Europa e se reuniu com diversos Chefes de Estado, incluindo o Papa no Vaticano, além de participar do Festival de Cannes para fazer um apelo contra a exploração em terras indígenas. Em 2020 foi um dos cotados para indicação ao Prêmio Nobel da Paz.

Foto: Ricardo Chvaicer/ Arquivo

“Não sei falar o seu nome, mas o meu nome o senhor já conhece. Eu me chamo Raoni. É isso. Eu não estou de brincadeira. Eu sempre tenho lutado pela permanência desta floresta e desta terra. (…) Desde jovem venho falando sobre isso, e os presidentes anteriores sempre me escutaram. Somente este presidente está contra mim”.

Raoni foi um dos mais ferozes opositores ao projeto da barragem de Kararaô (hoje, conhecida como Belo Monte), em 1989. As emissoras de televisão do mundo inteiro estavam presentes para recolher suas propostas em Altamira no momento de uma gigantesca assembleia de chefes que ficou registrada na história daquela cidade. O projeto de barragem foi abandonado, mas acabou sendo depois retomado com pequenas alterações, e no recado a Biden, Raoni recorda a importância de cuidar da floresta  para as futuras gerações, e afirma que “não quero ver ninguém derrubando a floresta, não quero exploração de minérios, pois tudo que tinha ao nosso redor já está acabando. Se não souberam cuidar dos sues territórios, para que incomodar o nosso que estamos cuidando?!”

A liderança Kayapó finaliza a mensagem com um “aperto sua mão de longe”. Que Biden ouça mais o Cacique Raoni do que esse presidente que só trouxe morte e destruição para o Brasil e seus povos originários

Cacique Raoni manda recado para presidente dos EUA Joe Biden para não negociar com presidente brasileiro Jair Bolsonaro