Foto: Divulgação

Por Noelle Pedroso

A temporada do Oscar está em pleno andamento desde 23 de janeiro, quando os indicados foram finalmente revelados, começando a corrida pela cobiçada estatueta dourada. Entre os principais concorrentes, destacam-se “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan, com 13 indicações, seguido de perto por “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, com 11, e “Barbie”, com oito indicações e algumas polêmicas, como a não indicação da diretora Greta Gerwig e da estrela principal do filme, Margot Robbie. As expectativas estão altas, com muitos especialistas apontando “Oppenheimer” como o possível vencedor, graças à direção de Nolan e à atuação de Cillian Murphy no papel principal.

Na categoria de Melhor Atriz, a competição está intensa, com Lily Gladstone sendo indicada por seu desempenho em “Assassinos da Lua das Flores”, marcando um momento histórico como a primeira mulher indígena a ser indicada. Do outro lado, temos Emma Stone, brilhando como Bella Baxter em “Pobres Criaturas”. Para os especialistas em cinema, prever a vencedora ainda é um desafio, porém, há uma forte expectativa de que Gladstone conquiste a estatueta.

Foto: Divulgação

Na categoria de Melhor Direção, o renomado Christopher Nolan desponta como favorito para conquistar o prêmio por sua obra em “Oppenheimer”. O filme, adaptado do livro “American Prometheus”, que retrata a vida de Robert Oppenheimer, conhecido como o “pai” da bomba atômica, conta com a estrela Cillian Murphy em seu elenco, quem também foi muito conhecido e premiado por seu papel na série Peaky Blinders, como Thomas Shelby. Embora seja a primeira vez de Murphy na corrida pelo Oscar, ele já recebeu reconhecimento por sua atuação, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme Dramático, o prêmio BAFTA de Melhor Ator e o prêmio do Sindicato dos Atores de Melhor Elenco.

Um dos critérios que influenciam a indicação de um longa-metragem é o seu desempenho nas bilheterias. Um exemplo notável disso é o filme “Barbie”, que, embora não concorra na categoria principal, liderou as bilheterias no ano passado, arrecadando impressionantes US$ 1,446 bilhão em vendas de ingressos. Por sua vez, “Oppenheimer” alcançou o segundo lugar, com US$ 957,7 milhões, um aspecto que também é considerado pela academia na hora das indicações.

Foto: Divulgação

Os concorrentes deste ano na categoria de atuação são igualmente ilustres no cenário cinematográfico. Paul Giamatti, indicado por “Os Rejeitados”, recebeu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator de Comédia ou Musical. No entanto, todas as indicações apontam para Murphy como o favorito para conquistar a estatueta.

Fora das categorias principais, os votantes da academia também enfrentam uma difícil escolha. Os atores coadjuvantes mais cotados incluem nomes de peso como Mark Ruffalo, por “Pobres Criaturas”, Robert Downey Jr., por “Oppenheimer”, e Ryan Gosling, pelo papel de Ken em “Barbie”. No entanto, todas as indicações apontam para Downey Jr. como o favorito para sair vitorioso nessa disputa.

Quanto às atrizes coadjuvantes, temos nomes igualmente talentosos na lista, como Emily Blunt, por “Oppenheimer”, Danielle Brooks, por “A Cor Púrpura”, America Ferrera, por “Barbie”, Jodie Foster, por “Nyad”, e a favorita Da’Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”. A expectativa é de que Randolph seja a escolha dos votantes para levar para casa a estatueta.

Foto: Divulgação

A previsão dos vencedores do Oscar é muitas vezes influenciada por outras premiações importantes, como o Globo de Ouro, que tradicionalmente abre a temporada de premiações, e o BAFTA. No entanto, o Oscar é considerado o ápice da temporada, sendo a premiação mais importante e de maior alcance, amplamente coberta pelos principais veículos de comunicação e atualmente disponível em plataformas de streaming. No Brasil, o evento pode ser acompanhado pela TNT na televisão e também pela plataforma de streaming Max.