Por Ruthe Maciel

Sem necessariamente levarem a estatueta para casa, esses últimos quatro anos foram especiais para alguns artistas em termos de atuação no cinema. Abaixo destacamos atores e atrizes que acumularam indicações ao Oscar nas categorias de Ator/Atriz e Ator/Atriz Coadjuvantes.

2020: Scarlett Johansson

Scarlett Johansson no tapete vermelho do Oscar em 2020. Reuters/Mike Blake

Em 2020, a atriz Scarlett Johansson foi indicada a duas categorias diferentes. Foram elas: “Melhor Atriz” por seu papel na trama “História de um Casamento”, do diretor e roteirista americano Noah Baumbach, e “Melhor Atriz Coadjuvante” por sua atuação em “Jojo Rabbit”, drama do diretor e roteirista neozelandês Taika Waititi.

Mas apesar dos seus esforços e favoritismo naquele ano, quem levou a melhor no pódio foram as atrizes Renée Zellweger (atriz e produtora americana) vencedora da categoria de “Melhor Atriz” por “Judy: Muito Além do Arco íris”, e a sua colega de set em “História de um Casamento”, Laura Dern (uma notória atriz, cineasta e produtora norte-americana) como “Melhor Atriz Coadjuvante”.

2020 – 2021: Anthony Hopkins

Foto: Divulgação

2020:
Indicado à categoria de “Melhor Ator Coadjuvante” em 2020 por representar a figura do ex-papa e alicerce do conservadorismo católico no Vaticano, Papa Bento XVI, o ator galês Anthony Hopkins perdeu essa estatueta para o norte-americano Brad Pitty, por seu personagem Cliff Booth na comédia dramática “Era uma Vez em… Hollywood”, uma direção e roteiro por Quentin Tarantino.

2021:
Mas no ano seguinte, Anthony Hopkins retornou ao Oscar subindo de categoria e levando sua segunda estatueta como “Melhor Ator” da sua carreira. Desta vez, ao viver um idoso com quadro clínico de demência, no drama “Meu Pai”, dirigido pelo escritor e diretor francês Florian Zeller.

Nesse trabalho, o ator diferenciou-se totalmente do seu temido personagem Hannibal Lecter, do suspense “O Silêncio dos Inocentes” (1992), que lhe concedeu a sua primeira conquista da estatueta nesta categoria.

2021-2022: Olivia Colman

Foto: Getty Images

2021:
Indicada em 2021 na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante”, a atriz britânica Olivia Colman chamou novamente atenção de Hollywood ao interpretar a personagem “Annie”, filha do idoso Anthony (Anthony Hopkins), que sofre de um quadro clínico de demência no drama “Meu Pai”, do escritor e diretor francês Florian Zeller.

Mas foi a atriz Youn Yuh Jung (73 anos), que protagonizou a celebração do Oscar naquela noite do dia 25 de abril de 2021, sendo a primeira vencedora coreana da categoria de melhor atriz coadjuvante por seu papel de avó em “Minari – Em Busca da Felicidade”.

2022:
Em 2022, Olivia Colman volta aos holofotes de Hollywood sendo indicada na principal categoria de “Melhor Atriz”. Desta vez, por sua personagem “Leda” na dramaturgia “A Filha Perdida”, direção e roteiro da produtora americana Maggie Gyllenhaal.

E a sua competição chega ao fim, quando a norte-americana Jessica Chastain é anunciada como vencedora de “Melhor Atriz”, por protagonizar nas telinhas a maior apresentadora gospel da TV americana, Tammy Faye Bakker.

2021 – 2024: Carey Mulligan

Foto: Gavin Batty / Reprodução Vogue

2021:
Estando ao lado das atrizes Viola Davis, Andra Day, Vanessa Kirby e Frances McDormand nesta categoria de “Melhor Atriz” em 2021, a britânica Carey Mulligan foi selecionada por trazer uma enorme carga vingativa à sua personagem Cassie, no suspense sangrento “Bela Vingança.

Este longa de estreia de Emerald Fennell como diretora e roteirista em Hollywood, levou ao público uma outra perspectiva das narrativas já existentes em filmes como “Doce Vingança” (2010), do diretor Steven R. Monroe e o roteirista Meir Zarchi.

Mas apesar deste simbolismo, nada foi suficiente para tirar o prêmio de Frances McDormand, por sua atuação em “Nomadland” da diretora e roteirista chinesa Chloé Zao.

2024:
Se em 2023 não tiveram repetidos nomes para a escolha das principais categorias do Oscar, neste domingo (10), Carey Mulligan voltou a movimentar Hollywood com a sua terceira indicação à categoria de “Melhor Atriz” (sendo a primeira em 2010, e a segunda em 2021) pelo seu papel no drama musical “Maestro”.

Sem nunca ganhar a estatueta, a atriz deu uma declaração recente em entrevista ao The Times de Londres, onde afirma que “100% dos atores estão mentindo quando dizem que não se importam com o Oscar”.

A lista de indicadas neste ano contempla os nomes de Annette Bening, por “NYAD”; Lily Gladstone por “Assassinos da Lua das Flores”; Sandra Hüller, por “Anatomia de Uma Queda” e Emma Stone por “Pobres Criaturas”.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024