Governadores fazem contraponto à política ambiental de Bolsonaro; por isso o consórcio foi criado (Kiara Worth/UNFCCC)

 

Teca Curio, para a Cobertura Colaborativa NINJA na COP26

Com o vácuo deixado por Jair Bolsonaro, governadores de vários estados viajaram a Glasgow para a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), em busca de oportunidades e claro, de mudar a imagem negativa do Brasil.

Lá estão 13, dos 22 governadores que compõem o Consórcio Brasil Verde, criado para agir de maneira coordenada, pela defesa do meio ambiente e de certa forma, contrapor o desmonte da política ambiental brasileira. Eles também passam a atuar juntos no enfrentamento às mudanças climáticas.

“Com o Consórcio Brasil Verde, fruto da coalizão de governadores pelo clima, criamos um instrumento ousado e inovador que nos prepara para atrair recursos nacionais e internacionais para financiarmos alternativas energéticas renováveis e medidas capazes de reduzir emissões de CO²”, escreveu o governador Renato Casagrande (PSB), no Twitter, na sexta.

Na COP26, governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) e do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) apresentarão metas alcançadas por seus estados. Ambos aderiram à campanha “Race to Zero” (Corrida para o Zero), para zerar a emissão de carbono até 2035, no caso do Mato Grosso e para alcançar a neutralização de emissões líquidas de carbono até o ano de 2050 no caso de Minas Gerais.

Zema será um dos palestrantes no painel de abertura do evento de Ação sobre Cidades, Regiões e Ambiente Construído, em 11 de novembro.

Helder Barbalho (MDB) deverá ser o representante oficial dos nove estados que integram a região da Amazônia Legal, formada por Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Pará.

Os governos do PT serão representados pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que irá “discutir os avanços da implementação de energias limpas e renováveis no Rio Grande do Norte, que possui o maior complexo de parques geradores de energia eólica do Brasil”. Por sua vez, o governador do Piauí, Wellington Dias, que prepara uma carteira de projetos na área ambiental para apresentar na conferência.

Os tucanos Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul e João Dória, governador de São Paulo também estarão entre as autoridades brasileiras presentes na COP26.

Confira a lista de governadores presentes na COP26:

Gladson Cameli (Republicanos), do Acre
Camilo Santana (PT), do Ceará
Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo
Mauro Mendes (DEM), de Mato Grosso
Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais
Helder Barbalho (MDB), do Pará
Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco
Wellington Dias (PT), do Piauí
Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte
Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul
Marcos Rocha (PSL), de Rondônia
Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina
João Doria (PSDB), de São Paulo

Enviaram representantes:

Tocantins
Mato Grosso do Sul
Roraima
Amapá
Amazonas
Alagoas

 

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!