A premiação evoluiu durante sua história e passou a contemplar categorias que, inicialmente, não eram convidadas para a festa

Foto: Reprodução/Variety/Andrew Eccles

Por Lady de Rosas*

A primeira entrega do Oscar aconteceu em 1929 e contava com apenas 12 categorias oficiais. Com o passar do tempo, esse número foi aumentando e novos profissionais foram reconhecidos. Algumas categorias, porém, demoraram bastante para aparecer na premiação.

Figurino

Apenas em 1949 a categoria foi introduzida, sendo dividida em “colorido” (vencida por “Joan of Arc”) e preto e branco (vencida por “Hamlet”). Isso durou até 1968, quando as duas foram unificadas oficialmente.

O belíssimo figurino em preto-e-branco de “Hamlet”. Foto: IMDB

Filme Internacional

Chamada até 2019 de “Filme Estrangeiro”, a categoria foi criada em 1957 e premiou “A Estrada”, de Federico Fellini. Antes disso, alguns filmes de outros países haviam recebido um prêmio especial honorário.

“A Estrada” foi o primeiro dos filmes do Fellini a ganhar o Oscar de filme internacional. Foto: IMDB

Curta Metragem

A categoria surgiu em 1958 e premiou “The Wetback Hound”, produzido por Walt Disney. Ele se tornaria um recordista da premiação, recebendo 26 estatuetas no total.

Walt Disney nunca deixou de contar histórias envolvendo animais em seus curtas e documentários. Foto: D23.com

Maquiagem

Após diversos protestos no ano anterior pela não-criação da categoria para premiar a impressionante maquiagem de “O Homem Elefante”, finalmente o primeiro Oscar é entregue para “Um Lobisomem Americano em Londres”. O trabalho de Rick Baker no filme impressionou até o popstar Michael Jackson, que o chamou para trabalhar no clássico clipe de “Thriller”.

A maquiagem até hoje impressionante de “Um Lobisomem Americano em Londres”. Foto: Universal Pictures/Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images)

Longa metragem de animação

Em 2002, o primeiro prêmio da categoria foi entregue para “Shrek”, da DreamWorks. Foi no mínimo irônico que a estreia da categoria não tenha premiado um filme do Walt Disney Studios. Antes disso, apenas “A Bela e a Fera”, da própria Disney, havia sido indicado a melhor filme em 1992.

“Shrek” desbancou a Disney no primeiro prêmio de Longa Metragem de Animação. Foto: IMDB

Em 2026 teremos, inclusive, a estreia de uma nova categoria: Melhor Elenco. Quem será o primeiro vencedor?

*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024