Foto: arquivo pessoal

Hoje começa um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil, em versão inédita para exibição online dos filmes. As produções do Festival de Cinema de Gramado poderão ser vistas tanto na TV quanto em computador e mídias móveis pela internet.

Neste ano, foi eleita como presidenta do júri a diretora e roteirista Sabrina Fidalgo. Ela comandará um grupo de atrizes, atores, diretores, produtores e críticos que compõem os diferentes júris das mostras competitivas do Festival de Gramado. O júri dos Longas Brasileiros é composto pelo ator, produtor e diretor Caco Ciocler, pelo diretor e roteirista Jeferson De, pela atriz, roteirista e diretora Karine Teles, pelo desenhista de som e produtor de trilhas sonoras Kiko Ferraz.

“Acho que essa eleição aponta claramente para uma mudança definitiva de paradigmas sobre o fazer cinema no Brasil. Aponta para um caminho novo e sem volta sobre os olhares e decisões nesse setor que durante um século apagou tantas narrativas, carreiras e possibilidades de um fazer cinema democrático”, afirma Sabrina ao site oficial do festival.

“Portanto, ser uma mulher negra na presidência do júri do festival de cinema mais tradicional do Brasil tem o significado do espírito do tempo do mundo atual; diverso e incluso. Nós, mulheres e homens negros, somos a maioria absoluta da população brasileira, mas estamos na base da pirâmide em frente e, sobretudo, atrás das câmeras, nas comissões julgadoras de editais, festivais e delegações de festivais internacionais”.

Sabrina já foi apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo numa lista com 36 diretoras internacionais. Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo, como o média-metragem “Rainha” (2016), que ganhou mais de 20 prêmios.

O festival começa hoje às 19h na página oficial no Youtube e segue até o dia 26 de setembro.