“Alto da Maravilha” celebra a parceria entre artistas baianos de diferentes gerações

Antônio Carlos & Jocafi se afinam com Russo Passapusso. Foto: Divulgação/Cartaxo

Por Mauro Utida

O aguardado trabalho de Russo Passapusso com Antonio Carlos & Jocafi, que celebra a parceria entre os artistas baianos de diferentes gerações, foi lançado nesta segunda-feira (7) em todas as plataformas. O álbum “Alto da Maravilha” tem produção musical de Curumin, Zé Nigro e Lucas Martins. A capa é de Ricardo H Fernandes com ilustração de Mauricio Fahd e direção de arte de Filipe Cartaxo, que assina as obras do BaianaSystem.

Com canções inéditas, “Alto da Maravilha” conta ainda com as participações de Djalma Corrêa e Karina Buhr em “Olhar Pidão” e de Gilberto Gil em “Mirê Mirê”, música lançada como single em outubro. São 13 canções compostas e criadas na parceria destes três grandes artistas baianos durante a pandemia, o repertório do álbum traz influência de ritmos como o afrofunk e o afrobeat.

“O ‘Alto da Maravilha’ revela nas grandezas da música brasileira um eterno renascimento, além de ser uma grande homenagem a todas as pessoas que compõem canções nesse Brasil. São músicas para unir gerações e realizar sonhos que fortalecem a nossa cultura”, afirma Russo Passapusso.

https://twitter.com/russopassapusso/status/1589984689263382528

Para Russo Passapusso, vocalista da banda BaianaSystem, este é o segundo trabalho solo. O primeiro foi lançado em 2014, com a joia “Paraíso da Miragem”.

Quilombo Alto da Maravilha

O disco leva o nome de um dos mais importantes quilombos de Senhor do Bonfim, cidade do centro norte da Bahia e que guarda muitas lembranças para o vocalista da banda BaianaSystem.

Russo possui uma forte ligação com Bonfim, cidade onde passou sua infância e adolescência, brincando pela Rua do Bandeira, jogando maisena no Carnaval e indo para a Guerra de Espadas e o São João na Praça Nova. Jocafi também possui uma relação umbilical com a região, pois suas origens vêm do povoado bonfinense de Umburana.

Leia mais:

Após 22 anos, Planet Hemp está de volta com álbum “Jardineiros”

Sobre Viver | Criolo canta o abismo social em novo álbum. Ouça agora

Caetano Veloso lança novo clipe de Um Índio em homenagem ao Dia de Resistência Indígena