Cena do filme indiano RRR – Revolta, Rebelião, Revolução. Foto: Divulgação

Por Marilda Campbell para a Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023

O longa indiano “RRR – Revolta, Rebelião, Revolução” vem chamando a atenção do público e arrematou os prêmios de Melhor Canção Original tanto no Critics’ Choice Awards quanto no Globo de Ouro, com Naatu Naatu; e o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Critics’ Choice Awards.

No Oscar 2023, RRR foi indicado na categoria de Melhor Canção Original e é um dos favoritos para levar a estatueta. Afinal, já desbancou as divas do pop Taylor Swift, Lady Gaga e Rihanna em outras premiações.

Mas, por que a produção indiana não está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme Internacional?

A resposta é muito simples: a Índia não indicou RRR e sim The Last Film Show para concorrer nesta categoria. Segundo as regras da Academia, cada país pode indicar um filme à premiação, as obras são analisadas e apenas cinco concorrem ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

RRR – Revolta, Rebelião, Revolução ficou de fora da indicação de Melhor Filme Estrangeiro. Foto: Divulgação

“RRR ⎯ Revolta, Rebelião, Revolução” é dirigido por S. S. Rajamouli e pode ser descrito como um filme de ação, musical e fantasia. Um mix de gêneros comum nas produções de Tollywood, uma indústria cinematográfica da região de Telangana que usa o idioma telugo. Diferente de Bollywood, uma indústria situada na região de Mumbai que produz filmes no idioma híndi.

O filme conta a história de um bravo guerreiro em uma missão de resgate, na Índia pré-independência, que encontra um valente policial que serve ao governo britânico.

Os personagens principais Alluri Sita Ramaraju e Komaram Bheem existiram na Índia colonial e foram revolucionários indianos que lutaram pela independência do país. Mas, eles nunca se conheceram na vida real. Muito menos viveram as fantásticas aventuras apresentadas em RRR.

* Conteúdo produzido em Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023.