A mata atlântica abriga mais de dois terços da população brasileira

Foto: Marcos Villas Boas

O rio Pinheiros é o mais poluído entre 120 corpos d’água da mata atlântica. O dado faz parte de um levantamento anual feito pela ONG SOS Mata Atlântica desde 2015.

Entre 160 pontos monitorados, a qualidade de água foi considerada regular em 75% dos casos, ruim 16,2% e péssima em 1,9%. Não foi registrado nenhum trecho com qualidade ótima. Todos os três locais que se enquadram na pior categoria ficam no rio Pinheiros.

Em 2019, o então governador João Doria chegou a afirmar que o Pinheiros estaria limpo e com margens recuperadas até 2022.

O rio atravessa o centro financeiro da capital paulista e ao longo dos últimos anos, o rio, que se estende por 25 quilômetros, foi foco de despoluição do governo de São Paulo.

O rio Pinheiros no passado sobrepondo a imagem do rio atual. Foto: Sabesp

A mata atlântica abriga mais de dois terços da população brasileira. Além disso, é o segundo bioma com maior cobertura de água do Brasil, com mais de 21 mil quilômetros quadrados de superfície aquática, perdendo apenas para a Amazônia (106 mil km²).

O resultado mostra que quase 20% dos pontos analisados não têm condições mínimas para que a águas seja usada no dia a dia, nem mesmo pela agricultura e indústria.

O acesso à água é um direito humano essencial reconhecido pela Organização das Nações Unidas. Apesar disso, não é distribuída de forma igualitária para a população: estima-se que cerca de 35 milhões de pessoas não possuam acesso à água potável no Brasil