Praia do Leblon / Foto: Wilton Junior/Estadão | Praia do Pontal, na zona oeste do Rio. / Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Hoje (06), no segundo dia de feriado prolongado, o sol e a temperatura de 27º fizeram os cariocas se aglomerarem e mais uma vez desrespeitarem às regras de isolamento que ainda vigoram no Rio de Janeiro, no combate a Covid-19.

Apesar de a multa para quem desrespeitar as regras ser no valor de R$ 107, a aplicação não foi vista ou flagrada por nenhuma das equipes jornalísticas presentes no local. Além de um notável desrespeito quanto ao não uso de máscara de aproximadamente metade dos banhistas. Camelôs aproveitaram o movimento e também estiveram percorrendo as praias.

Dentre todo esse cenário, o Rio ainda enfrenta os escândalos envolvendo o governador Wilson Witzel (PSC), afastado recentemente do cargo, e o prefeito Marcelo Crivella.

Witzel enfrenta um processo de impeachment, após um esquema de desvio de verbas de recursos públicos ter sido descoberto. Recursos esses derivados ao combate à pandemia. Já Crivella, afundou a cidade do Rio de Janeiro com sua incapacidade de gestão numa crise em todos os sentidos e ainda colocava servidores na porta de hospitais para impedir que denúncias contra o mal atendimento da saúde fossem feitas. Hoje o Rio de Janeiro vive um drama, em meio à uma pandemia global.

Em paralelo, nos dias úteis, trabalhadores se arriscam diariamente em ônibus e metrôs lotados, no meio da pandemia que já ceifou a vida de mais de 126 mil e contaminou 4 milhões de pessoas, enquanto outros se divertem com irresponsabilidade. A pandemia acabou? Onde está o poder público para garantir as medidas de proteção à população?