Foto: reprodução/redes sociais

CATAR, Doha – A primeira copa do mundo no Oriente Médio está sendo marcada por bastante polêmica relacionada aos direitos LGBTQIA+. Nos últimos dias, vimos a organização proibir a entrada de torcedores, confiscar chapéus, camisetas e até uma bandeira do estado Pernambucano e deter dezenas de fãs. Dentre estas pessoas, estão o jornalista americano Grant Whal e a ex-capitã da seleção do País de Gales, Laura McAllister, que estiveram em risco de prisão puramente por carregar as cores do arco-íris nas suas roupas.

Dado o posicionamento omisso e silencioso da FIFA, a Corner decidiu criar uma ferramenta que possibilita qualquer fã de carregar sua bandeira para dentro dos estádios e ao redor do país. Como? Com um filtro de Snapchat que usa realidade aumentada para transformar qualquer bandeira do mundial em uma bandeira do orgulho LGBTQIA+.

A iniciativa, chamada “Pride Nation” (tradução: Nação do Orgulho), já ajudou vários torcedores e vem permitindo que pessoas de todas as partes do mundo estendam suas bandeiras nos estádios, fan fests, bares e nas ruas do Catar.

“A FIFA proibiu as braçadeiras de arco-íris, a organização está confiscando bandeiras e detendo pessoas que estão lá para celebrar a diversidade e o futebol. A Corner sempre vai defender que o futebol é para todos e se posicionar quando o assunto for direitos humanos. Com essa campanha, estamos simplesmente tentando evitar, de alguma forma, que manifestações pacíficas de amor acabem em truculência e cadeia,” explica Fernando Martinho, idealizador e editor da Corner.

A ferramenta está disponível, de graça, para todos que quiserem demonstrar o seu orgulho sem riscos. Basta pesquisar pelo filtro Pride Nation no Snapchat e usar à vontade, de qualquer lugar.

Assista aqui:

Sobre a Corner Magazine:

A Corner é uma revista brasileira que propõe uma nova forma de ler, pensar e sentir o futebol além das regras, troféus e padrões FIFA. Com edições impressas, a publicação escreve para aqueles que enxergam o futebol nas entrelinhas da vida.

https://leiacorner.com.br