Documentário vai disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional

Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (12), pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais. O filme disputou a vaga com outros 28 longas-metragens, inscritos e habilitados. E, na semana passada, passou para o segundo turno com outros cinco títulos.

“Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido”, afirmou Ilda Santiago, presidente da Comissão de Seleção, em comunicado oficial.

O time que escolheu o representante brasileiro neste ano foi formado por Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, Ilda Santiago (presidente), João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

“Retratos Fantasmas” tem produção da Cinemascópio Produções, coprodução e distribuição nacional da Vitrine Filmes, e distribuição portuguesa da Nitrato Filmes. O documentário é ambientado no centro do Recife, durante o século XX. O longa reúne imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, explorando a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.

Com presença massiva em grandes eventos cinematográficos mundo afora, o filme teve sua grande première mundial no 76º Festival de Cannes, abriu o 51º Festival de Cinema de Gramado, além de estar na seleção oficial do New York Film Festival 2023 e Toronto International Film Festival – TIFF 2023.

“Retratos Fantasmas” segue em cartaz nos cinemas. Confira o trailer do filme:

Ficha técnica

Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux
Coprodução: Silvia Cruz, Felipe Lopes
Montagem: Matheus Farias, edt
Direção de fotografia: Pedro Sotero, abs
Fotografia adicional: Kleber Mendonça Filho, Maira Iabrudi, Marcelo Lordello
Pesquisa de imagens de arquivo: Karina Nobre, Cleodon Pedro Coelho
Design de som: Kleber Mendonça Filho
Montagem de Som e Mixagem: Ricardo Cutz
Produtor associado: Marcelo Brennand
Empresa Produtora: CinemaScópio
Empresa Coprodutora: Vitrine Filmes
Elenco: Rubéns Santos