Coprodução entre Brasil e Portugal disputava na mostra paralela “Um Certo Olhar”

Foto: Divulgação

“A Flor do Buriti”, filme da brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, foi premiado no Festival de Cannes 2023, nesta sexta-feira (26). O filme, que concorria na mostra “Um Certo Olhar” (Un Certain Regard), conquistou o Prix D’ensemble – prêmio de Melhor Equipe.

O filme teve sua estreia no dia 23, trazendo um dos temas mais urgentes da atualidade: a luta pela terra e as diferentes formas de resistência implementadas pela comunidade da aldeia Pedra Branca. O longa atravessa os últimos 80 anos dos Krahô, trazendo para a tela um massacre ocorrido em 1940, onde morreram dezenas de pessoas. Perpetradas por dois fazendeiros da região, as violências praticadas naquele momento continuam a ecoar na memória das novas gerações.

Ainda nesta semana, a equipe do filme realizou um protesto contra o marco temporal (que impede a demarcação de terras indígenas), no tapete vermelho do festival.

Este é a segunda vez que a dupla de diretores sai premiada da mostra “Um Certo Olhar”. Há cinco anos, eles ganharam o troféu do júri com o documentário “Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos”, antecessor de “A Flor do Buriti”.

O troféu principal da mostra ficou com “How To Have Sex”, de Molly Manning Walker. “Augure”, de Baloji, levou o prêmio Nova Voz, “Goodbye Julia”, de Mohamed Kordofani, ganhou o prêmio Liberdade, “The Mother Of All Lies”, de Asmae El Moudir, conquistou o de direção, e “Hounds”, de Kamal Lazraq, o do júri.

A disputa pela Palma de Ouro acontece neste sábado (27), contando com o brasileiro Karim Aïnouz, diretor de “Firebrand”, seu primeiro filme em inglês.

Leia mais:

‘A Flor do Buriti’: povos originários no protagonismo em Cannes 2023

Festival de Cannes 2023 chega a sua última semana somando momentos históricos