O ator Paulo Lessa vive em ”Cara e Coragem”, novela das 19h da TV Globo, o personagem Ítalo, um dos protagonistas da trama

Foto: Jorge Bispo

O personagem Ítalo marca a estreia como personagem de grande destaque de Paulo e também o retorno do ator para a TV Globo, além da importância da representatividade e da mudança do que habitualmente as novelas reproduzem. Além de “Cara e Coragem”, Paulo faz a famosa “dobradinha” na TV, estando também em “A Favorita”, pelo Vale a Pena Ver de Novo.

“O nosso povo até pouco tempo atrás não se enxergava nos produtos. É legal a gente conseguir se ver, projetar nossos sonhos nesses personagens. Eu acho que tornar os sonhos mais possíveis e mais próximos da gente!”, declarou.

Nascido e criado em Copacabana, Rio de Janeiro, Paulo Lessa, hoje com 40 anos, tinha o sonho de jogar futebol pelo Flamengo na infância, esporte pelo qual tem grande paixão. O ator cursou até o 6º período de Fisioterapia, abandonou o curso para se dedicar ao trabalho como modelo e não se arrepende. Foi a ponte que faltava para entender que seu ofício era como ator e com a arte. Paulo é casado com a dentista cabo-verdiana Cindy Cruz com quem tem uma filha, Jade, de 9 meses. Paulo e Cindy estão juntos há 15 anos.

2022 é um ano que marca o retorno de Paulo a TV Globo como protagonista, mas também em que ele reforça o resgate e manutenção da sua história familiar.

Resgate da ancestralidade

Paulo é filho de Idalice ou Dai, como era conhecida, uma cabeleireira, trancista, intelectual orgânica e mobilizadora social brasileira. Uma das profissionais de beleza pioneiras na valorização da estética negra no Brasil e vanguardista ao instituir, entre as cabeleireiras étnicas do Rio de Janeiro, uma abordagem reflexiva, sensível e conscientizadora sobre a condição da mulher negra no Brasil.

Mesmo já consolidada na cidade como principal cabeleireira de artistas e intelectuais participantes do Movimento Negro carioca, Dai vendeu todos os seus bens e decidiu realocar seu salão de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para um casarão antigo no bairro da Lapa, no centro da cidade. No local, além do salão de beleza, Dai construiu uma organização não-governamental intitulada Espaço de Estética e Cultura AFRODAI, que foi reconhecida pela ONU e tinha como principal objetivo ensinar um ofício a jovens entre 14 e 21 anos em situação de vulnerabilidade, em geral mulheres, mães, pobres e moradoras de favelas.

Após o falecimento da sua mãe, Paulo decidiu assumir o casarão o transformando em pólo cultural de arte, culinária e estética afro-brasileira. A Casa Afrodai é uma extensão da sua história e também da história da cidade do Rio de Janeiro, e através de sua visibilidade, Paulo pretende trazer mais parceiros para a casa:

“A casa Afrodai, é um sonho que vem desde a minha mãe que teve o salão “Afrodai” durante muitos anos e se dedicou a ensinar, passar essa profissão de cabeleireiro afro para muitos jovens daqui do Rio de Janeiro. Então tem muita gente que hoje tem salão, está até ensinando outras pessoas e que foram alunos dela. Isso é motivo de muito orgulho e a minha ideia com a casa é fazer um espaço cultural, e fomentar nossa cultura, de manter vivo o que é mais importante. Então é ter um espaço de resistência, um espaço de troca de ideias, de mobilização, de empreendedorismo.”, ele reitera.

Entre as curiosidades e encontros que a força da ancestralidade proporciona, está o fato de que na infância e adolescência, a atriz Taís Araújo fazia tranças justamente na casa Afrodai. E hoje, ela e Paulo Lessa, se reencontraram e protagonizaram como par em “Cara e Coragem”.