FODA (Fora do Armário) lança chamada para coberturas colaborativas em todo o Brasil

Foto: Mídia NINJA

O mês do orgulho está chegando e o FODA – Fora do Armário, rede de ativistas LGBTQIAP+ da Mídia NINJA, se prepara para formar um time de colaboradores de todo o país para acompanhar, narrar e dar difusão às diversas atividades de junho.

A “Maratona FODA”, um projeto do FODA e Mídia NINJA, será uma ação de mobilização, formação, coberturas, vivências e produção de conteúdos com oficinas e reuniões para pessoas LGBTQIAP+ que se interessarem em colaborar e aprender a metodologia NINJA de midiativismo.

Para integrar-se à rede, cada participante deve preencher um formulário de inscrição disponível no site da Mídia NINJA. Clique aqui para acessar.

“A rede foi criada há 9 anos, sempre mobilizando ativistas de todo o Brasil pra ações conjuntas de combate à LGBTfobia, especialmente por meio da comunicação”, disse Clayton Nobre, um dos coordenadores da ação. “Essa vai ser mais uma oportunidade de criar laços tanto entre pessoas LGBT+ que querem se engajar quanto outros coletivos e movimentos que desejam fazer ações conectadas”.

A ideia, segundo os organizadores, é que a rede dê visibilidade e até mesmo crie ações de cobertura e incidência que possam dar valor às diversas identidades LGBTQIAP+ e, portanto, abram caminhos para um mundo “fora do armário” que provoque mais orgulho e menos vergonha. “Nós já pensamos em várias ações e narrativas que podem ser feitas, mas com um novo time reunido, certamente muitas outras ideias virão, de diversas cidades”.

A convocatória dará preferência para comunicadores LGBTQIAP+ e os participantes passarão por um processo de seleção para entrada na rede. Caso a inscrição seja aprovada, um e-mail será enviado com todas as orientações para embarcar na jornada.

A participação na rede é feita por meio do Telegram (aplicativo de conversas instantâneas), por onde serão combinados a metodologia de produção, horários de oficinas e outras atividades. O início das primeiras reuniões está previsto para a primeira semana de junho.