Bruno Pereira durante missão no Vale do Javari junto a povos indígenas da região. Vídeo Enok Taurepang

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) solicitou, nesta segunda-feira (13), a criação de uma Comissão Externa Temporária para investigar o caso envolvendo o jornalista Dom Phillips, correspondente do jornal britânico The Guardian, e o indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai). O pedido foi apresentado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e deve ser apreciado ainda hoje.

A comissão é criada por decisão de maioria simples do Plenário para atuar durante 60 dias. Ela será composta por 9 membros titulares.

Para Randolfe, a necessidade de apuração do caso se dá diante dos recorrentes ataques aos defensores do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Além disso, é uma forma de apurar omissões na proteção de ativistas ambientais e o estímulo a ataques àqueles que atuam em prol da preservação da floresta.

“Os responsáveis diretos e indiretos não podem ficar impunes. Estamos vivendo uma realidade de violência que choca o Brasil. É necessário apurar para que situações assim jamais se repitam”, afirmou Randolfe.

Durante discurso nesta tarde o presidente do Senado se manifestou sobre o desaparecimento e disse que há um “Estado paralelo” na Amazônia, o que é “ofensa gravíssima” às instituições.

Ele instou as comissões da Casa a agirem para combater o crime organizado na região, incluindo o desmatamento e o garimpo ilegais. “Precisamos ver como o Senado da República pode contribuir para o ajuste de normas e leis, com definição orçamentária, eventualmente realização de concursos públicos, o que precisar ser feito para que o Estado brasileiro esteja presente nesta região”.