Parlamentares da oposição foram destaque na 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco, premiação criada em 2006 que avalia o desempenho de deputados e senadores

Alessandro Molon e Randolfe Rodrigues foram premiados como melhor deputado e senador, respectivamente. Foto: Divulgação

Por Mauro Utida

Os parlamentares Randolfe Rodrigues, senador pela Rede do Amapá (AP), e Alessandro Molon, deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro (RJ), foram destaques na 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco, premiação criada em 2006 para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (25). Ao todo, foram premiados 39 deputados e 20 senadores de 21 unidades da federação.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi escolhido por jornalistas que acompanham o Congresso como o melhor do Senado em 2022. O líder da oposição no Senado já havia sido apontado como o melhor senador pelos profissionais de imprensa no ano passado. Depois dele, os mais bem avaliados pelos jornalistas foram Simone Tebet (MDB-MS), Alessandro Vieira (PSDB-SE), Fabiano Contarato (PT-ES) e Eliziane Gama (Cidadania-MA).

“Obrigado! Novamente, graças a vocês ganhamos o prêmio Congresso em Foco de melhor senador do Brasil. Esse prêmio é do povo do Amapá e do restante do Brasil que trabalha diariamente conosco, lutando contra os retrocessos e em defesa dos mais vulneráveis. A luta continua!”, escreveu em sua conta no Twitter.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) foi eleito o melhor deputado federal do Brasil e esta é a 5ª vez que o deputado fluminense recebe o prêmio do Congresso em Foco. “Muito obrigado a todo mundo, e muito obrigado aos jornalistas que me escolheram em meio a tantos parlamentares incríveis. Vamos em frente para disputar esse prêmio no Senado”, declarou o parlamentar que está terminando o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

O deputado finalizou dizendo que acredita na democracia, na redução das desigualdades sociais e no desenvolvimento sustentável. “O Brasil tem tudo para ser a melhor nação do mundo só depende da política. Dia 2 de outubro a democracia vai salvar o Brasil”, acrescentou.

Votaram 25 jornalistas dos mais diferentes veículos e perfis profissionais que acompanham diretamente o Congresso, convidados pela organização do prêmio. Além dos jornalistas, também escolhem os melhores parlamentares do ano o júri especializado e o público pela votação na internet.