Petista teve 57,16% dos votos. Em segundo lugar, Silvio Mendes (UB), ficou com 41,63%. Na reta final, candidato bolsonarista desistiu.

Foto: Reprodução / Instagram Rafael Fonteles

Por Rede Brasil Atual

No Piauí (cerca de 2,6 milhões de eleitores), apesar da disputa acirrada durante toda a campanha, Rafael Fonteles (PT) venceu no primeiro turno. Com 98,61% das seções apuradas, ele registrou 57,16% dos votos e já não seria mais alcançado por nenhum de seus concorrentes. Em segundo lugar, Silvio Mendes (UB), ficou com 41,63%. Votos em branco e nulos somaram 7,74%.

Fonteles, 37 anos, nasceu em Teresina. É professor universitário. Ganhou medalhas em olimpíadas internacionais de Química, Física e Matemática. Foi secretário estadual da Fazenda e presidente, por dois mandatos, do Comsefaz, comitê nacional que reúne secretários do setor.

Na reta final da campanha, o candidato Diego Melo (PL) anunciou a retirada de sua candidatura. Isso aconteceu depois de o presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido, ter demonstrado preferência por Silvio Mendes – cuja vice, Iracema Portella (PP), é ex-mulher do ministro Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil.

Em 31 de agosto, durante sabatina na TV Meio Norte, ao responder uma pergunta, Mendes disse à jornalista Katya Dangeles: “Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”. Depois, admitiu ter errado e pediu desculpas. Apesar da votação expressiva, acabou derrotado pelo petista.

Senado

Na corrida pela vaga do Piauí no Senado, o resultado foi o esperado, com ex-governador Wellington Dias (PT) eleito com 51,34% dos votos válidos (948.130). Joel Rodrigues, do PP, ficou em segundo lugar com 47,60% (879.067 votos). Os percentuais foram contabilizados quando 98,66% das urnas haviam sido apuradas.

Wellington Dias foi governador do Piauí entre 2003 e 2010, quando deixou o cargo para assumir uma cadeira no Senado. Voltou ao governo em 2014 e reelegeu-se em 2018.

Com 60 anos, Dias cursou graduação em Letras, é autor de várias obras literárias e membro da Academia Piauense de Letras.