Na última quinta-feira (3), um homem de 50 anos foi preso em flagrante dentro de um restaurante no distrito turístico de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, cidade ao sul da Bahia, após chamar de “macaco” um homem negro que estava no estabelecimento. O momento foi registrado em vídeo por outros clientes do restaurante.

A Polícia Civil informou que o homem detido é turista de São Paulo. Depois do insulto racista, a Polícia Militar foi chamada e esteve no restaurante. Enquanto os militares tentaram fazer uma abordagem, o suspeito passou a ofender também os policiais.

No vídeo, é possível ouvir um coro de pessoas chamando o turista de racista. A gravação mostra também que o homem resiste à abordagem e um dos policiais dá um mata-leão nele.

Depois de ser algemado e retirado do restaurante, ele foi levado para a Delegacia de Porto Seguro, onde o caso foi registrado como flagrante de injúria racial e desacato, mas acabou liberado após pagamento de fiança de R$ 5 mil. Ainda não há detalhes sobre a vítima dos insultos raciais.