Redes se mobilizam para denunciar crime de racismo contra as crianças

Foto: reprodução

As influenciadoras Kérollen e Nancy estão sendo acusadas de racismo após aparecerem em dois vídeos que se tornaram virais, oferecendo uma banana e um macaco de pelúcia para crianças negras, o que gerou indignação.

A advogada Fayda Belo fez uma denúncia em um vídeo, no qual aponta que, para além do racismo recreativo, as influenciadores podem responder por violações do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Essas influenciadoras costumam fazer vídeos com crianças negras, fazendo a pergunta: “Quer 10 reais ou um presente?”. No entanto, nessas ocasiões específicas, as crianças foram surpreendidas com presentes ofensivos, como destaca  Halitane Rocha, jornalista do Mundo Negro.

“Para incitar essa discriminação perversa, que nos tira o status de pessoas e nos animaliza como se fosse piada. Mas não é piada, não! O nome disso é racismo recreativo. Usar a discriminação contra pessoas negras com o intuito de diversão, descontração, recreação, agora é crime”, destaca Fayda.

“Vocês conseguem dimensionar o nível de monstruosidade que essas duas desinfluenciadoras tiveram ao dar um macaco e uma banana para duas crianças inocentes e ainda postar nas redes sociais, com seus mais de 13 milhões de seguidores no TikTok e 1 milhão no Instagram, para ridicularizar duas crianças?”, questionou.

Nas redes sociais, Fayda organiza um mutirão para que seja aberto um processo contra  Kérollen e Nancy no Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ). Saiba como denunciar.