Movimento Negro brasileiro pede legalização de territórios e redução de desmatamento, entre outras pautas (Foto: Uneafro)

Rebecca Lorenzetti, para a Cobertura Colaborativa NINJA na COP26

A COP-26 é um evento que tem confirmado cada vez mais a necessidade da integração do debate ambiental com as causas sociais. É nesse contexto que a conferência conta nessa edição, com uma delegação de representantes do Movimento Negro que compõem a Coalizão Negra por Direitos, uma articulação que reúne mais de 250 organizações, movimentos sociais de base e pesquisadores negros do Brasil.

No dia 5 de novembro, o grupo organizado realizou o evento “Terra, territórios e o enfrentamento ao racismo nas lutas contra a crise climática: o Movimento Negro Brasileiro na COP 26” que está disponível no canal do YouTube da COP-26.

Uma das principais pautas do movimento é dar notoriedade às mais de 6000 comunidades quilombolas existentes no Brasil que têm suas vidas diretamente afetadas pelas mudanças climáticas. Os efeitos se ampliam dada sua vulnerabilidade e especialmente, porque elas mantêm modos tradicionais de vida, ameaçadíssimos no presente por conta de eventos climáticos extremos.

É então que ganha notoriedade o termo racismo ambiental, que revela que o que o povo negro é quantitativamente e qualitativamente, dos mais prejudicados pela alteração do clima e degradação social. O racismo nesse contexto, decorre de injustiças, danos ambientais e da exclusão do povo negro das tomadas de decisões. O racismo ambiental também ocorre ainda, quando há discriminação racial na elaboração de políticas ambientais, aplicação de regulamentos e leis. E ainda, quando essas populações são deslocadas para ambientes de extrema vulnerabilidade.

O Movimento Negro brasileiro está à COP-26 pedindo por redução de emissões e por empoderamento das comunidades em tomar suas próprias decisões pela preservação de seus territórios. Além disso, representantes do movimento estão na conferência unindo forças e gerando conexões com representantes da África que passam por problemas similares na luta contra o racismo ambiental.

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!