No Rio, Mano Brown disse que não vai ficar fazendo música pra país que vota em Bolsonaro

Foto: Thaís Tostes

Por Thaís Tostes

“O que eu não sou é otário. Não vou ficar fazendo música de protesto pra um país que vota em Bolsonaro”, disse Mano Brown, no mês passado, na capital do Rio de Janeiro, durante um show da turnê de 30 anos dos Racionais. Ele falou isso ao comentar sobre a possibilidade do grupo lançar, em breve, um novo disco. Quando o público presente no espaço de eventos da Barra da Tijuca começou a entoar o grito de guerra “Hey, Bolsonaro! Vai tomar…”, Brown disse que não aceitava as palavras do público, já que o Rio de Janeiro foi um dos estados que mais votaram em Jair Bolsonaro; que não deveriam ser hipócritas, e sim humildes e assumirem que votaram errado.

“Os quatro pretos mais perigosos do Brasil” – Mano Brown, KL Jay, Edi Rock e Ice Blue – continuam pesados nas críticas sociais e fizeram, naquela noite, o quinto show da turnê “Racionais 3 Décadas”, na capital que eles consideram sua segunda casa, numa mega produção assinada pela produtora Boogie Naipe (dos próprios Racionais) e pelo grupo T4F.

O rosto gigante do músico Seu Jorge, em gravação, no telão, falando das estatísticas brasileiras de negros mortos pela polícia, citando trecho de letra dos Racionais (“A cada quatro pessoas mortas pela polícia, três são negras”), encantou as centenas de fãs e compôs a obra de arte que o telão formava junto ao jogo de luzes, às pick-ups do DJ KL Jay e do DJ Ajamu (DJ convidado especialmente para a turnê) sintonizadas com uma banda afinadíssima, aos microfones nervosos de Brown, Edi Rock e Ice Blue, e ao vozeirão do backvocal Lino Krizz, que durante todo o show coordenou os músicos da banda, como um maestro. Os Racionais montaram um grande espetáculo, com uma banda composta por duas guitarras, dois teclados, percussão, três instrumentos de sopro, baixo e bateria.

Foto: Thaís Tostes

Crias do Capão Redondo, São Paulo (SP), um dos maiores grupos de rap do mundo, os Racionais MCs saem nessa turnê meses depois de terem lançado o livro “Sobrevivendo no inferno” (2018, Companhia das Letras), homônimo do disco de 1997 que surgiu após o Massacre do Carandiru e leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp em 2020 e 2021. Além disso, com a turnê surgiu o minidocumentário “Racionais 3 Décadas”, disponível no canal Racionais TV (que tem mais de 1 milhão de inscritos, no Youtube), e no qual os integrantes do grupo falam sobre o tempo de estrada e pessoas dão depoimentos sobre os rappers.

“Os Racionais precisam ser estudados. Eles precisam ser conhecidos como eles são – um grande marco, mesmo. Não só no rap nacional, mas na música brasileira, e mais que na música brasileira: na sociedade brasileira. Porque não é só música. São uns grandes cientistas sociais”, diz um dos depoimentos, no início do minidoc.

O setlist do show do Rio foi formado por clássicos como “Negro Drama”, “Capítulo 4, Versículo 3”, “Diário de um detento” e outras músicas que retratam as desigualdades sociais do país, a vida na periferia e, também, o recorte racial e carcerário. “Pânico na Zona Sul”, “Fim de semana no parque”, “Homem na estrada”, “Fórmula mágica da paz”, “A vida é desafio” e “Vida Loka 1” foram outros clássicos que levaram a plateia ao delírio. Todos os discos dos Racionais (desde o primeiro, o EP “Holocausto Urbano” [1990], até o último, “Cores e Valores” [2014]) são representados nos shows de 30 anos do grupo.

Antes do Rio, a turnê passou por Florianópolis (SC), Uberlândia (MG), Curitiba (PR) e Brasília (DF). Agora, os rappers que, apesar de já estarem com a média de 50 anos de idade, estão cumprindo uma agenda agitada com shows de mais de 2 horas de duração, seguem para Belo Horizonte (MG) em 14 de setembro; Salvador (BA) em 4 de outubro; Recife (PE) em 5 de outubro; e São Paulo (SP), nos dias 11 e 12 de outubro, sendo que essa última data já está com ingressos esgotados. Os ingressos para os shows podem ser adquiridos em links disponibilizados pelo próprio grupo em sua página oficial do Facebook: www.facebook.com/racionaiscn

Em cada show, os fãs podem adquirir produtos exclusivos da banda e exclusivos da turnê, como camisas e bonés, numa banquinha da Boogie Naipe Store. Os Racionais também celebram as três décadas de estrada com uma parceria com o aplicativo Tidal, onde a discografia completa do grupo pode ser acessada, com as músicas disponíveis em qualidade master: https://tidal.com/racionaismcs

Foto: Thaís Tostes

Foto: Thaís Tostes

Foto: Thaís Tostes

Foto: Thaís Tostes

Foto: Thaís Tostes

Foto: Thaís Tostes