“Onde nós estamos vivendo a gente precisa cuidar”, Almir Suruí quer trazer emprego e renda respeitando a floresta em Rondônia

Foto: Sergio Suruí

“Hoje o mundo está discutindo sustentabilidade, o papel da floresta, desenvolver com responsabilidade. E se nós não pensarmos o que será o mercado do nosso estado de Rondônia no futuro?” Almir Suruí, liderança indígena reconhecido e premiado internacionalmente, se coloca como candidato a deputado federal para trazer uma outra política para seu estado.

“Minha família vem trabalhando, vivendo, respeitando a natureza e a floresta, e acima de tudo buscando a qualidade de vida do ser humano”. dessa forma, tanto Almir quanto seu povo, os Paiter Suruí, querem contribuir com a humanidade, na preservação da floresta sem deixar de pensar em um desenvolvimento sustentável, e que possa trazer grandes avanços sem desmatamento, queimadas e mineração destrutivos. Filho de liderança de seu povo, Almir desde jovem atua na defesa do meio ambiente e da cultura indígena. Desenvolveu na década de 1990, junto a Associação de defesa Etnoambiental Kanindé uma metodologia de diagnósticos etnoambientais participativos e planos de gestão de terras indígenas, que também foram aplicadas em outras terras indígenas no Brasil, além do território ocupado pelo seu povo.

Em 2005, implantou um projeto de reflorestamento, irritando madeireiros, e já precisou sair de seu estado por ameaças de morte que sofre. Hoje, dois agentes da Polícia Federal o acompanham, já que tem um extensivo trabalho em defesa da floresta e do desenvolvimento sustentável, atrelado a tecnologias, dos povos indígenas. Mas as ameaças não o param. Para Almir, “é necessário dialogar com vários segmentos que possam fazer a diferença na construção de reformulação da política que orienta o estado de Rondônia e o Brasil com seu desenvolvimento”. Ele quer dialogar inclusive com o agronegócio para trazer essa perspectiva, essa visão de que é possível produzir sem destruir.

“Sustentabilidade é uma palavra muito forte, que pensa talvez no passado, presente e futuro de um povo”.

“Quero que meu estado se torne o exemplo e gere emprego e renda para nossa população, respeitando o meio ambiente, desenvolvendo desenvolvimento, usando tecnologias, conhecimento de educação e respeitando principalmente o futuro da nossa gente”

NINJA nas eleições

Esta entrevista faz parte de um projeto autônomo da Mídia NINJA para visibilidade para candidaturas antifascistas.

Quer saber mais da candidato? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/almirsurui1213
▪️ Facebook – facebook.com/almir.surui
▪️ Twitter – twitter.com/narayamoga