“Nós queremos fazer uma política com a força do maracá, do urucum e do jenipapo”, afirma Célia Xakriabá

Foto: Mídia NINJA

Cofundadora e uma das principais referências da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), Célia Xakriabá mora em uma aldeia no território Xakriabá, em São João das Missões, Minas Gerais.

Professora e comunicadora, destacou para a Organização das Nações Unidas o papel central da demarcação de terras indígenas para reduzir a crise climática. Célia Xakriabá é uma das candidatas a uma vaga no Congresso Nacional como deputada federal, e conta com apoio da Campanha de Mulher, uma iniciativa da Mídia NINJA, 342 Artes e ELLA.

“Nós queremos fazer política, mesmo com todas as armas apontadas para nossa cabeça. Nós queremos fazer uma política com a força do maracá, com a força do urucum e do jenipapo. Nós iremos pintar aquele Congresso com a força ancestral”, afirma.

A trajetória da liderança do povo Xakriabá reforça o papel crucial das mulheres na liderança da busca por soluções às mudanças climáticas, na governança política e na construção de um futuro mais sustentável para todas e todos.

“Nós iremos reinventar o jeito de fazer a governança. Nós iremos chegar com o nosso corpo, com a nossa linguagem. A nossa candidatura é muito mais que um recorte de bandeira. É muito mais que só chegar no planalto central. É para defender o planeta central”, defende Célia.

Célia chegou a comandar o primeiro podcast indígena da plataforma de streaming Globoplay, o “Papo de Parente”. No programa de jornalismo narrativo, ela e Tukumã Pataxó respondem a dúvidas de ouvintes e lideram conversas que têm como foco aumentar o conhecimento sobre os povos indígenas brasileiros. “Quando falamos de reflorestar mentes, não é somente reflorestar hectares do lado de fora, é também reflorestar o lado de dentro”, explica a indígena.

Mestra em Desenvolvimento Sustentável e doutoranda em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais, Célia Xakriabá foi a primeira mulher indígena a integrar a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, onde permaneceu de 2015 a 2017. Em 2019, passou a atuar como assessora parlamentar no Congresso Nacional no mandato da deputada federal Áurea Carolina e em 2021 foi uma das representantes indígenas que compareceram à 26ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática, a COP26.

Com sua fala artística e leituras genuínas, Célia Xakriabá é hoje uma das pensadoras mais interessantes do país. Tem na sua oralitura, uma forma genuína de pensar o mundo em ritmo de repente, fruto da tecedura do conhecimento de seu povo, a partir do chão de seu território. Como ela bem lembra, sua oralitura traz a sabedoria da ancestralidade do primeiro livro que leu, o seu avô.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/celiaxakriaba
▪️ Facebook – facebook.com/celiaxakriabaa
▪️ Twitter – twitter.com/celiaxakriaba

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher