#UNPLAYTHEHATE chama atenção para a contínua omissão e hipocrisia da FIFA

Foto: Campanha #UNPLAYTHEHATE

A organização LGBT+ All Out invadiu o mundo digital da FIFA no jogo Roblox para protestar contra o descaso da FIFA em relação ao estabelecimento de medidas concretas que garantam a segurança de fãs, jogadores ou das comunidades LGBT+ no Catar. Em uma versão digital de Doha, capital do Catar, a organização LGBT+ All Out, juntamente com a agência criativa suíça Freundliche Grüsse, realizou um protesto digital inovador dentro da FIFA World – que é a comunidade da FIFA dentro do jogo Roblox –, lançada recentemente para a Copa do Mundo de Futebol deste ano, no Catar.

Considerando a falha da FIFA em garantir a segurança das comunidades LGBT+ antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2022, a ação chama a atenção para a contínua omissão e hipocrisia da FIFA. Membros do protesto coordenado vestiram camisetas brancas que juntas formavam uma mensagem muito clara para a FIFA: #UNPLAYTHEHATE (Algo como “Desjogue o ódio”, em português). A mensagem da campanha é uma resposta ao posicionamento do próprio embaixador do Catar na Copa do Mundo, que recentemente disse que ser gay é “um problema mental”.

Enquanto isso, um relatório recente da Human Rights Watch indica que as autoridades do Catar estão aumentando o desrespeito contra as comunidades LGBT+, com discriminação, sequestros e práticas de “terapias de conversão”, realizados pela política secreta do país. De acordo com Justin Lessner, gerente de campanhas da All Out:

“O descaso e a hipocrisia da FIFA precisam acabar. Ações inovadoras como esta – invadir o mundo digital cuidadosamente criado para a FIFA – demonstram que pessoas de todo o mundo estão preocupadas e continuarão a responsabilizar a FIFA e que esperamos que ela tome medidas rápidas para proteger as comunidades LGBT+ do Catar”.

Segundo a própria Política de Direitos Humanos da FIFA, “a FIFA está comprometida em respeitar todos os direitos humanos reconhecidos internacionalmente e se esforçará para promover a proteção desses direitos”. Mas, até o momento, a FIFA não demonstrou qualquer disposição de usar sua influência para criticar o péssimo histórico de direitos humanos do Catar. Fotos da ação estão disponíveis para download aqui. A ação consistiu em vários elementos (interativos) da campanha que se prestam bem a gravações de fotos e vídeos. Sobre a All Out: A All Out é um movimento global de defesa dos direitos LGBT+.

Lutamos por um mundo onde ninguém tenha de sacrificar sua família ou liberdade, segurança ou dignidade, por ser quem é ou amar quem ama. A equipe da All Out está distribuída em 10 países e a sua comunidade alcança mais de 140 países ao redor do mundo. Sobre a Freundliche Grüsse: A Freundliche Grüsse é uma agência criativa de Zurique, Suíça.

Nosso objetivo é criar um impacto positivo na sociedade através de ações, conversas e mudanças culturais. Como agência suíça, sentimos a necessidade de apoiar movimentos que estão desafiando o comportamento da FIFA, que está localizada em nossa cidade natal.