Já ouviu falar no Programa Adote um Parque? Entenda mais sobre o projeto que interfere nas políticas públicas de conservação, recuperação e melhoria das Unidades de Conservação (UCs) federais.

Foto: Mídia NINJA

O governo Bolsonaro, a partir da gestão do ministro Ricardo Salles, está avançando com o projeto Adote um Parque, que privatiza e transfere a responsabilidade pública para pessoas físicas e jurídicas privadas, nacionais e estrangeiras, promovendo a governança privada sobre territórios de interesse coletivo e social.

Apesar de ter sido oficializado em fevereiro, o programa ganhou não ganhou muita visibilidade e pouca gente está sabendo de fato o que está acontecendo. A rede de supermercados Carrefour foi a primeira a formalizar interesse em adotar uma das áreas, a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, em Rondônia. Outras empresas também já estão com o domínio de áreas de conservação.

Para apresentar o que é esse projeto, quem está sendo afetado e quais os impactos que ele representa para as áreas protegidas e povos da floresta, a Casa NINJA Amazônia, a Universidade NINJA e a rede NINJA Ambiental lançam mais um Aulão para tratar do tema.

Pedro Martins, da Terra de Direitos e do Grupo Carta de Belém e Edel Moraes, do Memorial Chico Mendes e Conselho Nacional das Populações Extrativistas irão trazer mais informações sobre o projeto. O aulão conta ainda com mediação de Maureen Santos da ONG Fase.

A atividade ocorre na próxima quinta-feira, dia 17 de junho, às 20h. Para participar é preciso se inscrever no formulário abaixo e o link para entrar na aula será enviado por e-mail para os inscritos.