Foto: Francisco Alves / Mídia NINJA

Por Francisco Alves

Os professores e demais servidores da rede estadual de Educação, em greve há 59 dias, ocuparam as galerias da Assembleia local, após a sessão vespertina dos deputados estaduais que foi adiada. Eles estão sem salários e atualmente sobrevivem com doações de dinheiro e comida, habitualmente pedindo nos sinaleiros das ruas de Cuiabá.

Os manifestantes permaneceram sem encontrar resistência, com mochilas e outros poucos pertences. Alguns dormiram em cadeiras ou deitados no chão, sem colchão, no carpete de Casa. O ar-condicionado foi desligado e devido ao calor, os professores tiveram que subir nas janelas para e deixar entrar ar do exterior.

O clima do movimento grevista é cada vez mais tenso, diante da ausência de diálogo com o governo e a reação negativa às reivindicações. Na última semana, os deputados elaboraram uma proposta com base no real cenário financeiro do Estado. A negativa do governo Mauro Mendes (DEM) que poderia ser um avanço nas negociações, leva o movimento grevista a exigir da Casa legislativa um novo posicionamento.

A deputada federal Rosa Neide (PT-MT) visitou o movimento e falou ao grupo ainda no início da noite, após a ocupação. O Deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT) também fez visita e permaneceu com o movimento.

Foto: Francisco Alves / Mídia NINJA

 

Foto: Francisco Alves / Mídia NINJA

 

Foto: Francisco Alves / Mídia NINJA