Defensora do direitos humanos, do povo negro, das mulheres e das políticas de assistência social para os que mais precisam

Verônica Lima é candidata à deputada estadual pelo PT no Rio de Janeiro. Foto: Ian Coelho / Mídia NINJA

Candidata à deputada estadual pelo PT no Rio de Janeiro, Verônica foi a primeira vereadora negra de Niterói e busca continuar a política que começou no âmbito municipal agora no estado fluminense.

Ela representa um conjunto de movimentos sociais que ajudaram em sua primeira eleição e segue atuando em defesa desses. Ao longo de sua trajetória, criou leis fundamentais como o primeiro Estatuto Municipal de Igualdade Racial do Brasil, com cotas de 20% para negros e negras nos concursos públicos; o primeiro Estatuto da Pessoa Gestante do país, garantindo direitos e o combate à violência obstétrica e do Programa de Enfrentamento às Fake News, além de diversas outras iniciativas.

Verônica defende a importância da representatividade na política “Nenhum homem, por mais comprometido que seja, ou aliado, ele não vai ter legitimidade para estar inserido e falar por nós, nos representar”. Ela lembra que suas companheiras que se elegeram tem desenvolvido mandatos comprometidos e eficientes, “a mulherada brilha”.

Uma de suas bandeiras de luta é reparação histórica. “Não vai existir democracia sem as mulheres negras e indígenas representadas em todas as esferas de poder da sociedade”. A candidata defende a importância da participação efetiva para que todas as populações marginalizadas possam exercer seus direitos e deveres.

“É mais que simbolismo, é algo muito concreto.”

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/veronicalima_ve
▪️ Facebook – facebook.com/veronica.lima.niteroi
▪️ Twitter – twitter.com/veronicalima_ve

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher