Professora e doutora em ciência política, Edna Sampaio construiu carreira de estudos focados no combate à desigualdade social e na educação

Edna Sampaio é candidata à deputada estadual pelo PT em Minas Gerais. Foto: Victor Ostetti

Vereadora eleita em Cuiabá, Edna Sampaio agora busca cadeira de deputada estadual pelo PT no Mato Grosso. Em sua experiência legislativa desenvolveu mandato coletivo que conta com processo de participação e escuta. A candidata conta que sente nas ruas o apoio de meninas e adolescentes que se dizem representadas por ela.

Com uma trajetória de resistência, Edna já encarou a insegurança alimentar mas que sua família visualizou a educação como o caminho para mudança de vida e foi isso que ela fez.

Se graduou em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), foi Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011).

Ressalta que as lutas antirracista e feminista são suas bandeiras, mas enfrenta muita dificuldade no estado para amplificação dessas agendas. “Fica parecendo que nós estamos falando sobre algo que é apenas conceitual, que é uma coisa abstrata”, relata ao reforçar a importância do combate ao racismo estrutural e o patriarcado em âmbito institucional.

Edna também defende políticas públicas voltadas para a população as mulheres, para a população LGBTQIA+, para a defesa dos serviços públicos e pela preservação ambiental.

No Mato Grosso, conhecido como o estado do agronegócio e, consequentemente, um dos maiores responsáveis pelo desmatamento dos biomas brasileiros, a candidata defende um desenvolvimento que seja inclusivo e sustentável, em contraposição ao desenvolvimento predatório aplicado hoje pelos grandes latifundiários do estado.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/ednasampaiooficial
▪️ Facebook – facebook.com/ednasampaiooficial
▪️ Twitter – twitter.com/_ednasampaio

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher