Foto: Hervé Cortinat / OECD

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, afirmou nessa segunda-feira (27) que o país conseguiu vencer uma importante batalha contra o novo coronavírus, ao não registrar mais casos de contágios locais.

“Não há transmissão (do vírus) generalizada e não detectada na Nova Zelândia”, declarou Ardern. “Vencemos esta batalha”, celebrou, após cinco semanas de restrições.

Por este motivo, o nível de alerta foi reduzido em um nível, do máximo de 4 em que se encontrava. Com disso, o país começou a afrouxar as medidas de isolamento social. Algumas empresas, os estabelecimentos que entregam comida e as escolas foram autorizadas a reabrir as portas. Ardern, no entanto, recordou que não existia nenhuma certeza sobre o momento em que o risco desaparecerá por completo.

Em resposta à pandemia, os 5 milhões de habitantes da Nova Zelândia foram submetidos a um dos mais rígidos isolamentos do mundo, decretado no dia 26 de março, e que ficou em confinamento, fechou as fronteiras, obrigou as pessoas a permanecer em casa, fechou o comércio, escritórios, escolas, bares e restaurantes, incluindo serviços de entrega e de retirada nos locais. As praias, a orla e parques também foram interditados.

O país registrou 1.122 casos do novo coronavírus, com 19 mortes. Nas últimas 24 horas, apenas um novo caso de Covid-19 foi detectado.