Foto: Mídia NINJA

Quando a quarentena se tornou uma medida de distanciamento social em São Paulo, inúmeras ações planejadas para acontecerem presencialmente na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA na capital paulista, foram realizadas em formato digital.

A Maratona de desenvolvimento da versão beta do projeto 500 Cidades foi uma destas ações digitais e que aconteceu nas últimas 5 semanas. O 500 cidades é o projeto de desenvolvimento de uma plataforma em formato de rede social feita por e para ativistas. A partir do cadastramento e do georreferenciamento destes agentes espalhados pelo país será possível visualizar pessoas dispostas a construir debaixo pra cima uma nova história para o Brasil e o Mundo.

Os estudos e construção do desenho da plataforma vieram sendo maturados e envolvendo várias frentes de trabalho da Mídia NINJA, como o Design Ativista que também realizou uma maratona em 2019 reunindo mais de 50 designers para o desenho de fluxos de usuários e a criação de telas da ferramenta.

No início de abril deste ano, a partir de um chamado aos colaboradores da NINJA Hacker Space organizou-se o time de desenvolvimento que iniciou o processo de implementação do projeto. Dele participaram tanto membros da equipe da Mídia NINJA e de sua Software House como também novas programadoras front-ends Mônica Oliveira de Freitas Sousa, Solange De Almeida Nalão e Letícia Ferreira Sampaio. Para elas “trabalhar no projeto 500 Cidades foi muito bom para nós, não apenas do ponto de vista profissional, mas também pessoal. Foi uma jornada de muito aprendizado e houve muita troca de conhecimento. A proposta está muito alinhada com o nosso modo de pensar. E vimos que, sim, é possível construir algo que ajudará as pessoas, com o que sabemos fazer agora. E o valor dessa experiência foi inestimável, principalmente no momento que estamos vivendo, e nos impulsionou a nos dedicar e buscar fazer a diferença que tanto queremos no mundo através da tecnologia.

Para concretizar este primeiro desafio foram utilizadas metodologias ágeis, como Scrum, para manter uma rotina de trabalho e a conexão entre os participantes. A equipe de programação também pode trabalhar a partir da metodologia de “Pair Programming”, na qual o trabalho é realizado em dupla. Enquanto uma pessoa escreve o código a outra analisa cada linha. A programação pareada se consolida como uma metodologia produtiva e de troca de conhecimentos, colaborando no aprendizado prático.

Quando fui convidada pela Paula Marques para ser desenvolvedora da página do 500 cidades já topei, mesmo não sabendo exatamente como íamos fazer, na primeira reunião com a Branca Schulz vi o quão valiosa seria esta experiência e o quão necessário era abrir a oportunidade de participar de um projeto tão grandioso para as pessoas que vieram de projetos sociais de inclusão no mercado de tecnologia, como eu. E não deu outra, foi sucesso total, Solange, Monica e Leticia entraram nesta conosco e foi de grande valor pro nosso time, junto com o Isaque Costa construímos a solução em 5 semanas de muita troca de conhecimento e apoio. No último dia de pair programming propus ao time abrir para todos os interessados a assistir como trabalhamos, cada um da sua casa, juntos no mesmo código, e tivemos uma boa participação do público, endossando um dos princípios do Mídia NINJA, o compartilhamento de conhecimento através do open source“, comentou Thatiana Emanuelle que realizou um papel fundamental de Scrum Master.

Ainda fizeram parte do time Paula Marques, Isaque Costa, Gabriel Furlan e Branca Schulz, integrantes da NINJA Hacker Space e os colaboradores Luiz Sales e Thiemy Sugawara. A maratona finalizou com uma grande ação realizando a “war room”, que teve como objetivo energizar a equipe, concentrar informações e permitir gerar um ambiente para finalizar as tarefas em aberto. O projeto é open source, foi desenvolvido em NodeJs, com ReactJs e Apollo Client no front-end, no back-end usamos Node js e Graphql com Apollo Server.

A Mídia NINJA possui diversos projetos em inovação e desenvolvimento de software. Cada um destes projetos é uma solução que permitirá criar ambientes mais cívicos, solidários e transparentes. É um processo de construção de tecnologias para o bem comum, de baixo para cima, feito por e para ativistas, humanizando as exatas e imprimindo as digitais de diversos hackerativistas do mundo todo!

E fique atente que em breve o 500 cidades estará no ar para você também ser parte do mapa ativista do Brasil!

Você sabia que a Mídia NINJA possui um Hacker Space?

Sistematizar ideias, organizar dados e informações, prototipar e dar vida a soluções inovadoras e disruptivas elaboradas a partir da inteligência coletiva são os grandes desafios da NINJA Hacker Space.

Um espaço com o formato de um laboratório ativista que segue a ética hacker, com espírito agregador, convergente e inspirador focado no desenvolvimento de soluções tecnológicas que colaborem com o processo de mobilização social e empoderamento cidadãos no Brasil profundo.

A NINJA Hacker Space possuí diferentes áreas de trabalho – desenvolvimento, infraestrutura, segurança da informação, ciência de dados, experiência do usuário e formação – que se conectam a diversas tecnologias sociais compartilhadas e praticadas no Brasil e na América Latina.

Para se somar e colaborar acesse o Github e cadastre-se.