Olívia Santana é candidata à reeleição como deputada estadual pelo PCdoB na Bahia. Foto: Diogo Nonato

Primeira deputada estadual negra da Bahia, Olivia Santana disputa seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do estado. Vereadora por 10 anos em Salvador e ex-secretária estadual de Política para as Mulheres, Olívia defende a necessidade de representação política. “A gente não tem essa história de herdar cargos, a entra na política sem padrinhos”, disse.

Ela lembra que atualmente 70% do Congresso Nacional, por exemplo, são de empresários, latifundiários que hegemonizam essas instâncias de poder. “Nós não podemos deixar prevalecer esse ideário da política oportunista, de fazer negócios, de ampliar a riqueza de poucos em detrimento dos direitos sociais de muitos”.

Pedagoga, militante do movimento de mulheres negras, Olívia foi fundadora da União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO). Filiada ao PCdoB, filha de uma empregada doméstica com um marceneiro, ela nasceu na invasão de Ondina, onde teve uma infância de carência extrema. Sua história se assemelha ao de muitos jovens negros que entraram na universidade em contraste à realidade da grande maioria pobre e carente do país. Já como estudante, encabeçou o Diretório Acadêmico de Pedagogia e a secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da UFBA.

A trajetória explica uma das prioridades de Olívia em campanha eleitoral: a juventude negra. “Minha maior prioridade é a juventude negra. Nós precisamos aprovar legislações que possam dar suporte a essa juventude na direção da autonomia, do fortalecimento desses públicos que são fundamentais e fazem parte da matriz da minha militância política”, disse.

“É muito triste enterrar corpos negros nessa sociedade beligerante, belicosa e a gente tem que enfrentar”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/oliviasantana_oficial/
▪️ Facebook – facebook.com/oliviasantanaoficial
▪️ Twitter – twitter.com/oliviasantana65

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher