Foto: Thays Medusa e Marina

Advogada, negra, travesti e codeputada estadual em Pernambuco pela mandata coletiva “Juntas”, Robeyoncé Lima (PSOL) se lançou ao desafio de conquistar uma vaga no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados. Junto a outras candidaturas que se espalham no Brasil, Robeyoncé busca levar, pela primeira vez na história do país, um corpo travesti a ocupar uma cadeira no legislativo federal.

Sua atuação na Pernambuco foi marcada pela defesa dos direitos do povo negro e enfrentamento às opressões contra a comunidade LGBTQIA+. Sendo a primeira advogada travesti negra do estado, Robeyoncé também foi vice-presidenta da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra pela OAB-PE.

Não apenas por representação trans, Robeyoncé aponta a necessidade de mais corpos negros no Congresso Nacional. “É inadmissível que a gente tenha, enquanto mulheres negras, somente 2% das cadeiras parlamentares da Câmara dos Deputados”, disse.

“Há uma diversidade de opiniões, mas a gente busca justamente convergir pra resgatar uma cidadania que está precarizada diante de um governo Bolsonaro”.

Robeyoncé também propõe políticas de desencarceramento, ressocialização e segurança pública cidadã, renda básica universal permanente com foco em famílias e pessoas LGBTQIA+ e mães solo, políticas de saúde e educação. Contudo, uma prioridade que ela aponta são as políticas urgentes de combate à fome no país.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/robeyoncelima/
▪️ Facebook – facebook.com/robeyonce.lima
▪️ Twitter – twitter.com/RobeyonceLima

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher