O vereador bolsonarista apresentou uma moção de repúdio contra a ação afirmativa da Universidade Federal do Rio Grande

Rafael Pasqualotto apresentou a moção de repúdio em sessão na Câmara Municipal de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução | TV Câmara Bento)


Por Rod Gomes

A ação afirmativa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) voltada para pessoas trans sofreu um ataque na Câmara Municipal de Bento Gonçalves (RS). O vereador bolsonarista e presidente da câmara municipal Rafael Pasqualotto apresentou no dia 4 de novembro uma moção de repúdio nominalmente destinada à Danilo Giroldo, reitor da FURG, pela disponibilização das vagas no sistema de cotas.

Anunciada em outubro deste ano, a ação afirmativa destinaria um total de 10 vagas em um processo seletivo exclusivo para a entrada de pessoas trans e travestis na Universidade. O edital do processo define que a autodeclaração seria o suficiente para concorrer à vaga, mas deixa explícita a penalidade para casos de falsificação. Entre os pré requisitos, também está a necessidade de ter completado o Ensino Médio integralmente em escola pública, ou com comprovação de bolsa de estudos durante o período.

No documento de moção de repúdio, o vereador bolsonarista que defende a meritocracia, afirma que “Ao determinar como critério de diferenciação a sexualidade dos indivíduos para o ingresso em universidades”. No entanto, a ação promovida pela Universidade não se dispõe de sexualidade, mas sim de identidade de gênero.

https://twitter.com/PlanetaFODA/status/1595196574962941952?t=eyW9WsO98QN2C_tZNdMpUA&s=19

Em sessão na Câmara Municipal, Rafael ainda alegou que a ação “agride a honra do povo gaúcho” e complementou com a fala transfóbica “Tu quer ser o Super Homem ou a Mulher Maravilha? Seja livre, mas não peça que eu pague a capa” disse na Sessão Legislativa do dia 7 de novembro. Desde 2019 a transfobia, assim como toda LGBTfobia foi equiparada ao crime de racismo, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal(STF).

Leia mais:

Deputadas trans Duda, Erika, Linda, Dani e Carolina Iara são eleitas em cenário histórico

‘Não Inviabilize’ inicia série com estudante travesti preta que mudou de vida com o Prouni

Intervenção denuncia falta de restaurante na UFSB e professora travesti sofre retaliação