Foto: Divulgação

A IX edição do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, considerado o Oscar da iberoamérica, trouxe os indicados que foram destaque no último ano no cinema e na TV em países da América Latina, além de Espanha e Portugal. A cerimônia será dia 1º de maio em Madri e temos vários brasileiros e brasileiras na lista.

Na categoria Melhor Filme Ibero-americano de Ficção: 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto, Deserto Particular, de Aly Muritiba e Marighella, de Wagner Moura.

Melhor Interpretação Masculina: Rodrigo Santoro por 7 Prisioneiros e Seu Jorge por Marighella;

Melhor Interpretação Feminina: Isabél Zuaa, por Doutor Gama.

Melhor Coadjuvante Feminina: Jules Elting por Carro Rei) e Vilma Melo por Selvagem.

Melhor Coadjuvante Masculino: Christian Malheiros por 7 Prisioneiros e Bruno Gagliasso por Marighella.

Melhor Direção: Aly Muritiba e Wagner Moura.

Melhor Roteiro: Henrique dos Santos e Aly Muritiba (Deserto Particular) e Sérgio Oliveira, Renata Pinheiro e Leo Pyrata (Carro Rei).

Melhor Música Original: Carro Rei e Deserto Particular.

Melhor Direção de Arte: Carro Rei e Doutor Gama.

Melhor Montagem e Edição de Som: 7 Prisioneiros e Carro Rei.

Melhor Fotografia: 7 Prisioneiros e Marighella.

Bob Cuspe: Nós não gostamos de gente, de Cesar Cabral está na disputa por Melhor Animação;

A Última Floresta e Deserto Particular, pré-indicados ao Prêmio de Educação em Valores.

Melhor Minissérie ou Telessérie: Cidade Invisível, de Carlos Saldanha, Dom, de Breno Silveira e O Caso Evandro de Aly Muritiba e Michelle Chevrand.

Melhor Criador de Séries: Carlos Saldanha e Aly Muritiba.

Alessandra Negrini e Marco Pigossi (Cidade Invisível), Gabriel Leone (Dom) e Renata Sorrah (Filhas de Eva) são os pré-indicados nas categorias de interpretação das séries e minisséries.

Jessica Córes (Cidade Invisível) e Raquel Vilar (Dom) estão na lista de Melhor Coadjuvante Feminina em Minissérie ou Telessérie; para Melhor Coadjuvante Masculino estão relacionados Dan Stulbach (Filhos de Eva) e Wesley Guimarães (Cidade Invisível).

Para a categoria Melhor Documentário estão pré-selecionados A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, Callado, de Emília Silveira e Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles. Para melhor Obra de Estreia, Os Caminhos de Meu Pai, de Mauricio Osaki.

Publicado originalmente no perfil de Aly Muritiba.